quarta-feira, janeiro 25, 2017

La La Land


La La Land é um filme musical muito bem cotado e apontado como favorito aos Oscars. E a prova disso é que levou o maior número de Globos de Ouro de sempre há 2 semanas e agora arrecadou 14 nomeações para os Oscars.
Mas como devem achar pela imagem eu não venho falar do filme. Apenas aproveitei o título e o poster porque estou cada vez mais convencido que o Trump e a sua administração, incluindo o staff na Casa Branca, vivem também numa La La Land, uma terra mágica e invulgar, com verdades que só existem nesse reino da fantasia.

E é por isso mesmo que eu começo a discordar das opiniões e notícias que afirmam que eles mentem, porque para mim mentir é quando alguém sabe a verdade e decide dizer o contrário com plena consciência. Mas eu acredito que o Trump na sexta-feira lá no alto do palanque durante a inauguração, olhou para a multidão e viu milhões de pessoas. Acredito que ele e muitos dos que o acompanham não conseguiram notar as falhas ou cadeiras vazias. Até mesmo a ver fotos na net ou imagens na televisão acredito que eles, na mente deles, viram uma multidão como nunca ninguém viu antes. O que é verdade porque mais ninguém viu essa multidão, só eles.
E assim eles não mentem, eles estão convencidos que os seus "factos alternativos" são a verdade.

E não é só com a polémica das multidões e audiências da inauguração. Isto também explica porque é que o Trump constantemente se desmente, ou porque é que ele acha que pode construir um muro na fronteira e fazer o outro país pagar por ele.
Da mesma maneira que ele acha que o seu nome, que é uma marca, vale 3 mil milhões de dólares (avaliado por especialistas em 200 milhões) ou seja é a grande parte da sua (suposta) fortuna; da mesma maneira que ele acha que a filha Ivanka é a gaja mais boa do mundo e arredores; é tudo verdade na La La Land onde vive The Donald. E como a sua La La Land é muito grande e valiosa, tem uma grande força gravitacional e por isso atrai para a sua órbita ou mesmo atmosfera uma série de outras pessoas que antes até pareciam pessoas normais e agora vêm as mesmas fantasias e acreditam que são a verdade.

Mas certamente muita gente continuará a pensar, é preciso dar uma oportunidade ao homem para ver o que vai fazer. Mas isto faz-me lembrar as palavras de um comediante com um dos programas diários de comédia estilo talk-show nos EUA, não sei ao certo se o Trevor Noah do Daily Show ou o Seth Meyers: mas quantas mais hipóteses vamos dar o homem e agora à sua administração?
Ele tem estragado todas as oportunidades que teve! A escolha dos nomes para a sua administração foi de mal a pior; a reacção de puto mimado que não aceita uma contrariedade ao saber que tinha perdido o voto popular por 3 milhões de votos (contas arredondadas); a não divulgação da declaração de impostos; a reacção à cobertura dos media da inauguração; as primeiras medidas incluindo as primeiras ordens executivas...

Que o cidadão Donald Trump reage mal a coisas negativas a seu respeito é por demais conhecido. Mas eu digo-vos, é muito mau quando a primeira conferência de imprensa de todas da Casa Branca sob a nova administração não é uma conferência mas sim um comunicado (nada de perguntas) a fazer figura de putos mimados com birra a disparatar absurdos e com ameaças à imprensa! Nem imagino o resto quando for para falar de assuntos mesmo importantes e que não estejam a correr lá muito bem!

E sobre as primeiras medidas? Alterações ao site oficial com remoção da versão em espanhol, e das secções sobre os temas ditos mais liberais. Oficialmente nada foi removido, está a ser reconstruído, mas eu quero ver se voltam mesmo a aparecer mais tarde. É que daqui a umas semanas as pessoas já se esqueceram, e durante a campanha foram bastantes as vezes que o Trump e sua equipa disseram que o seu site (da campanha) tinha ou iria ter informação sobre um tema e nunca chegou a ter...
No entanto lá na La La Land o site tinha tudo, ainda mais que a Wikipédia e a WikiLeaks combinadas...

E as primeiras 6 ordens executivas mais uma que vai sair amanhã (quarta, ou seja já hoje)?
Abandonar o TPP (o que pode ser positivo, eu sobre isto não tenho verdadeira opinião formada); uma ordem para as agência federais não tomarem nenhuma decisão ou acção no ObamaCare que represente um custo para os estados ou empresas que fornecem serviços de saúde (isto pode ser mau); suspender as admissões nos organismos federais excepto nas forças armadas (pode ser mau); corte dos fundos a instituições que ajudam mulheres a fazer aborto ou promovem a discussão do aborto (um retrocesso para mim, portanto mau); e 2 ordens para avançar com 2 oleodutos muito polémicos devido aos efeitos nocivos no ambiente (mau).
Também li que ele decretou um blackout na Agência do Ambiente (EPA) e amanhã vai assinar uma nova ordem executiva a suspender a entrada de pessoas de 7 países muçulmanos.
Mas temos de ter calma e dar (mais) uma hipótese ao homem de fazer o seu trabalho.

Já agora aqui entre nós, quando Trump era candidato, o Presidente emitir ordens executivas era abuso de poder, agora pelos vistos que ele emite ordens que nem um maluco antes que o Congresso o pare parece que é o correcto.

Mas sabem o que me preocupa realmente nesta embrulhada toda? É que muita gente aqui na Europa pensa que com ele no poder, assim como o UK a tentar haver-se com o Brexit, vai mostrar às pessoas que não é isso que queremos, e por isso os outros dito populistas que estavam a ganhar muito apoio para as eleições que aí vêm por esta Europa fora vão ser rejeitados. Só que eu não partilho desta opinião. A mim parece-me que muitas pessoas querem precisamente este tipo de gente a governar.
Querem alguém que diz barbaridades porque ao menos não mente como os políticos de sempre; querem alguém que acabe com essa pouca vergonha dos gays, lésbicas, abortos e etc; querem alguém que tenha mão firme nessa estrangeirada que só vem fazer crimes e roubar empregos; e pelos vistos querem alguém que seja um rico e privilegiado ganancioso que venha salvar a classe média dos ricos e privilegiados gananciosos.

Como eu profetizei no final do ano passado: 2017 tem todas as condições para ser bem pior e para já vai no "bom" caminho...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade