quinta-feira, julho 07, 2016

A problemática do carro estrangeiro


Quando circulamos num país com um carro estrangeiro, carro de matrícula estrangeira, somos facilmente distinguidos. Não somos apenas mais um a andar na estrada com um carro igual a tantos outros. Somos diferentes, somos um estrangeiro, ou seja um turista ou um imigrante. E pensando até na atitude habitual em Portugal, eu incluído, para com carros estrangeiros, para mim fica claro que aqui existe o mesmo estigma. Estigma para quem é o estrangeiro, como é o meu caso.

Os outros condutores identificam-nos logo e parece-me que a maioria rotula como um caso especial. Para alguns é a inveja de que anda ali um carro que não paga os mesmos impostos (o que é mentira pois eu pago o mesmo imposto de circulação aqui que os holandeses). Para outros é o carro de turista que transporta bagagem, logo um alvo para roubo- Há também aqueles que acham que sou um polaco (o P na matrícula). Para muitos fica a ideia que um estrangeiro conduz pior ou não sabe bem o que faz. E ainda existem aqueles para parecem julgar que sendo estrangeiro tem menos direitos!
Eu só assim consigo explicar porque me vejo envolvido em situação tão parvas que em Portugal raramente aconteciam e nós sabemos que os condutores portugueses não são famosos no respeito pelos outros e precipitam-se bastante vezes.

Ainda esta manhã a vir para o escritório tive 2 carros que se jogaram à minha frente, em 2 situações distintas, mas não por simples falta de atenção ou virem depressa demais, pois estavam parados e a olhar para mim, e apenas quando já estava muito perto deles decidem arrancar. A minha única explicação foi que viram a matrícula estrangeira!

Para além disso acontece-me com frequência começarem a ultrapassar imediatamente quando eu abrando ou chego para o lado para deixar passar carros em sentido contrário, ou que estão a manobrar ou peões a atravessar! A sério, é uma cosia ridícula que raramente me acontecia em Portugal e aqui é quase todas as semanas. No outro dia ia com a Carolina e simplesmente parei num cruzamento antes do passeio porque vinham 2 peões (em sentido oposto). 2 carros que vinham mais atrás, sem reduzirem nem meter pisca simplesmente ultrapassaram e continuaram. O primeiro meteu-se à frente dos peões e o segundo teve de parar ao meu lado!
Mas como digo, são tantas vezes que eu paro num cruzamento para dar prioridade e o carro de trás simplesmente se mete ao meu lado para ultrapassar e depois tem de travar para dar prioridade que eu só posso concluir que é por acharem que eu estou a parar sem razão porque sou estrangeiro e um estrangeiro (como os turistas) nunca sabe para onde vai, não sabe o que faz, nem sabe conduzir correctamente na "nossa terra"!

Para além destes exemplos, que me chocam por não conseguir conceber o que passa na cabeça de alguém se simplesmente continuar e ultrapassar um carro que travou (pq se travou foi por algum motivo) na vez de travar também e avaliar depois a situação, ainda tem o caso de me baterem quando eu estou parado e a buzinar por estarem vir contra mim, e quando saem do carro perguntarem "Mas qual é o teu problema?"
Pelos vistos o problema é ter um carro de matrícula estrangeira e logo portuguesa, ou polaca, ainda por cima...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade