quinta-feira, abril 23, 2015

Também me apeteceu tecer uns comentários

Durante a actual época futebolística, ou seja 2014-15, escrevi não mais de 7 vezes sobre o futebol português. Não posso confirmar a 100% porque ver o historial no Facebook é complicado, mas calculando com base no Twitter, o blog e vendo a minha cronologia do Facebook nos meses onde jogos importantes aconteceram, cheguei a esse valor.

Falei sobre a selecção 1 vez, 4 vezes sobre o Benfica, 1 boca provocatória sobre o Sporting e na terça à noite teci uns comentários após a eliminação do FCP da Champions League.
Desta maneira, apesar de falar pouco, abrangi praticamente todo o panorama do futebol nacional, deixando apenas de foras as poucas pessoas que são apenas adeptas de um clube que não os 3 ditos "grandes" e só conheço um gajo que é d'Os Belenenses e de mais ninguém...

A razão de copiar agora aqui os comentários que fiz na terça-feira é sobretudo para guardar a evidência desse facto, num sítio onde será fácil encontrar, se no futuro alguém me chamar a atenção quando eu voltar a criticar as pessoas que só falam dos outros clubes. É que agora eu fiz o mesmo, fui falar apenas de um jogo de um clube rival, mas como disse na altura, foi o único clube que ainda estava numa competição europeia e foi dos poucos jogos de futebol que vi em directo na TV esta época.
E vi-o por 3 razões, a mulher estava ocupada com outras coisas por isso tinha a TV por minha conta, eu gosto de ver futebol (até vejo jogos de gajas quando passam no Eurosport) e o jogo do Porto foi o que deu no canal holandês em HD (na semana passada deram o PSG-Barcelona).

Só um esclarecimento, os comentários são baseados no que escrevi no Facebook, mas agora mais elaborados.
- Para mim e julgo que para a maioria dos adeptos e até os entendidos da matéria, ter marcado 4 golos ao Bayern na eliminatória foi mais que o esperado. Mas também poucos esperavam que o FCP sofresse 7 golos no total;
- Depois do golo do Jackson Martinez, na altura o 5-1, fiquei à espera de outro golo do FCP, o que colocaria a eliminatória em 5-4 e deixaria toda a gente no estádio e o Bayern que estava na descontracção total na altura em polvorosa e a tremer com a repentina possibilidade de serem eliminados. Nessa altura e durante os minutos em que o FCP atacou com algum perigo estava a torcer activamente pelo FCP, o que deve ter sido a primeira vez depois das épocas europeias do Mourinho onde via os jogos com o meu amigo Sergio quase sempre a jantar e a tomar copos e conforme o Porto ganhava mais copos nós bebíamos. Infelizmente o golo não apareceu e depois veio:
- A entrada faltosa do Marcano era escusada, pois resultou na sua expulsão e o 6° do Bayern apareceu do livre correspondente. Mas na verdade toda a primeira parte, que não vi muito bem pois estava a fazer outras coisas, pareceu-me escusada por parte do FCP. A ideia com que fiquei é que parecia uma equipa amadora num jogo da Taça com um dos grandes tal as facilidades que deram aos jogadores do Bayern;
- Durante a 2a parte do jogo o comentador holandês mencionou o Benfica 3 vezes. Até no estrangeiro os 2 clubes continuam "de mãos dadas" e alguém tem de falar do Benfica mesmo quando ele já nem sequer está na competição. Mas pensando melhor até faz certo sentido, o que me lembrei depois na parte da análise ao jogo feita em estúdio pois voltaram a falar no Benfica, uma vez que os 2 clubes vão jogar um jogo que pode decidir o título na liga portuguesa no fim-de-semana, ou seja o próximo jogo do FCP é com o Benfica e estão os 2 em disputa pelo título de campeão (facto que os comentadores holandeses deveriam estar a par);
- Com alguma surpresa minha, a TV holandesa entrevistou em holandês um jogador do FCP que fala a língua. Tem lógica pois descobri depois que ele é holandês, mas pelo nome Bruno Martins Indi eu não chegava lá!
- Muita gente gosta de criticar, e com razão, os festejos antecipados de benfiquistas mas constou-me (através de um portista) que fizeram algo parecido no aeroporto. Para mim é apenas mais uma prova que sofremos todos do mesmo mal, apesar de uns sofrerem mais que outros;
- Curioso também que depois de 3 épocas (esta incluída) a festejarem e gozarem as derrotas de um rival (sim, falo das derrotas do Benfica) agora nas redes sociais vi queixas da falta de carácter dos outros, usando até as mesmas expressões que foram usadas antes pelos que agora ofenderam e antes foram os ofendidos. Somos todos diferentes mas somos todos iguais;

E para acabar, neste fim-de-semana que aí vem teremos "outra final" que pode muito bem decidir o campeonato. O resultado, seja ele qual for, vai proporcionar uma maior, muito maior, troca de galhardetes que estes jogos europeus dos clubes. Depois talvez venha escrever pela 8a vez sobre o futebol nacional e repetir comentários ou considerações que já repeti N vezes anteriormente.
Ou não, pode ser que consiga me abstrair um pouco do jogo e da guerra de palavras nas redes sociais que lhe vai seguir...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade