sábado, abril 25, 2015

A Substituição do Regime

Mais um ano que passa, mais um texto sobre esse acontecimento tão bonito que foi o 25 de Abril de 1974.
Já não vale a pena falar muito mais, apenas dizer que continua a ser um dia que nos deveria refrescar ideais e pensar em mudança.

No panorama actual não sigo a bitola dos que afirmam que falta a liberdade ou a democracia. Aliás, corrijo-me, falta sim porque estamos presos a hábitos e o poder real continua a estar na mão de um grupo restrito. Mas parece que é assim um pouco pelo mundo, e foi muitas vezes assim durante a história, o que me deixa a pensar se não é mesmo assim que a humanidade será sempre "governada"...
Mas o que queria dizer é que apesar de tudo, este ano as pessoas vão ter a possibilidade de substituir o regime sem necessidade de intervenção militar ou de um golpe de estado.

Os votos alternam sempre entre PSD e PS, e desde o 25 de Abril de 1974 tem sido assim. Toda a gente se queixa que está sempre tudo pior, ou sempre tudo na mesma, portanto uma coisa que me parece certo é que devíamos mesmo substituir o regime.
Eu pessoalmente não acho que o PS vá resolver alguma coisa; o plano deles para os próximos anos que tem sido elogiado por muitos, tem coisas interessantes mas vem cheio de contradições, coisas estranhas que parecem perigosas e um hábito típico de políticos, apresentam desejos e intenções como medidas, tal como: Vamos aumentar os contribuintes para as reformas e diminuir quem recebe, sem no entanto explicar como é que se atinge esse objectivo.

MAS, deixar lá o actual governo também só vai manter a actual situação como está. Uma aparente melhoria a nível macro-económico mas que não parece na realidade melhorar nada para as famílias portuguesas (mesmo as famílias singulares).

A minha mudança de regime era um voto realmente diferente. Não é pedir para votarem todos num outro partido, mas gostaria de ver as pessoas a diversificarem os votos, até porque costumam apresentar-se vários partidos e movimentos às eleições.
Vamos transformar a Assembleia, que é um clube de 5 entidades, numa associação de 10 ou até mesmo 15. Que o próximo governo precise de vários partidos coligados, não só do aval do Portas. Se calhar o Governo durava só uns anitos, mas pronto é o que nos falta experimentar porque o regime do costume, a alternância entre PSD e PS e com o CDS/PP metido ao barulho de vez em quando, não nos vai levar a lado nenhum.
Para mim, umas eleições com múltiplos vencedores e uma dezena de partidos com representação no Parlamento é que era um 25 de Abril dos tempos modernos...

PS - A abstenção maciça seria outra hipótese mas ela tem aumentado a cada eleição e nunca nada muda a não ser a aparente preocupação dos políticos. Mas é só aparente porque a abstenção beneficia os partidos maiores, por isso PS e PSD agradecem que a malta se abstenha na vez de ir votar em partidos pequenos...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade