sexta-feira, fevereiro 28, 2014

Porque é que estou preocupado com a crise na Ucrânia

Quem me acompanha pelas redes sociais, nota que tenho seguido atentamente os desenvolvimentos na Ucrânia desde que a malta decidiu começar à estalada. Tenho usado sobretudo o Twitter onde partilho umas curtas (sempre em inglês pois é uma situação internacional), e menciono notícias que para mim são chave. Como o Twitter "publica" directamente no Facebook (noblesse oblige) a maioria das pessoas podem ver os meus receios por lá.

Antes de mais quero fazer uma listagem cronológica do que tenho dito:
18-Fev às 09:30: E assim se iniciam as revoltas violentas na Europa? Quem se segue? Não se deve tomar de ânimo leve http://bbc.in/Ma6edA
22-Fev às 22:06: Muita gente aliviada por Yanukovich ter sido demovido na Ucrânia. Parece ser uma boa notícia mas eu receio que uma guerra a civil venha a caminho :-\
22-Fev às 22:19 no Facebook em seguimento do twitt anterior: A Rússia não encarou, nem vai encarar, com ligeireza estas mudanças recentes. Lin na BBC que os líderes da Ucrânia oriental (maioria de origem Russa) disseram que vão tomar controlo da sua terra até que a ordem constitucional seja restaurada em Kiev. Temos todos os ingredientes e a receita completa para um desastre. A Rússia já interveio militarmente num antigo estado Soviético (lembram-se da Geórgia?). O Putin, com as suas ambições de um Grande Império Russo, pode pensar que é boa ideia tomar o controlo da Ucrânia Oriental para "proteger o povo de origem Russa de uma 'invasão' da Europa Ocidental". Mas a Ucrânia não é a Geórgia e a UE faz fronteira com a Ucrânia... Estou a levar isto muito mais a sério que há 4 dias atrás!
24-Fev às 16:47: Rússia a preparar o tabuleiro ou a fazer a primeira jogada? http://bbc.in/1jtPbiM
26-Fev às 18:22: Aqui vamos, depois das primeira movimentações (discurso político) agora o novo Czar começa a mexer os seus piões: http://nyti.ms/1fGYsn3
27-Fev às 08:00: Começou. Preciso de preparar mudança para o Hemisfério Sul (Brasil boa escolha): "Homens armados ocupam o parlamento da Crimeia" http://gu.com/p/3n5ac/tw
27-Fev às 10:13: Escrevam o que vos digo: Se as tropas da Ucrânia tentam restaurar a ordem na Crimeia, a Rússia vai intervir e depois o diabo fica à solta :-(

Agora mesmo acabei de ler que na BBC que um grupo armado, auto-intitulado Milícia Popular da Crimeia, patrulha o aeroporto da capital desta região autónoma.

Porque é que eu estou mesmo preocupado com esta situação? O meu comentário em itálico e alguns dos twitts dão indícios do porquê.
Primeiro temos os interesses do Putin. O União Soviética foi-se mas antes dela tivemos um Império Russo. O Putin tem ideias de que é um novo Czar e quer fazer renascer esse Império. Já "perdeu" países do antigo bloco soviético para a União Europeia, só que a Ucrânia, tal como no passado já é "longe demais" (ou perto demais). Por isso temos de um lado as ambições expansionistas de um líder que não é nada de se fiar.

Depois temos a própria Ucrânia. Uma terra que apenas é uma nação há relativamente pouco tempo. Quase sempre na sua história foi ocupada ou governada por outros. E o seu povo é dividido. Como agora é sobejamente conhecido, o leste da Ucrânia é maioritariamente povoado por gente que veio da Rússia depois da Segunda Guerra Mundial, malta que na realidade não se sente muito ucraniana, nem sequer falam a língua.

A situação política do país também é um barril de pólvora. Tudo bem, temos agora um governo de união mas estão agora juntos fascistas e comunistas, sem descontar os outros moderados. Quando o inimigo em comum (antes o anterior presidente) desaparecer vão começar à estalada uns com os outros. Alguém acredita que os fascistas vão andar muito mais tempo de mãos dadas com comunistas?

Do ponto de vista económico o país está mal e não vai melhorar tão cedo, o que vai levar depois a mais manifestações, e eventualmente revoltas, contra os novos líderes quando os mesmos, numa tentativa de combater os problemas, tomarem medidas impopulares que afectam inicialmente as pessoas (antes de se verem os resultados positivos).

E finalmente a Crimeia. Um caso ainda mais particular em tantos casos particulares nesta situação. A Crimeia calhou pertencer à Ucrânia por acaso. O povo original desta península são os tártaros (muçulmanos) pois a Crimeia pertenceu ao Império Otomano por muitos anos. Os tártaros são agora a minoria e a Crimeia é praticamente russa em termos de população desde a WWII, mas integrada na Ucrânia, apesar de ser uma região autónoma (designada mesmo por Republica)
É na Crimeia, onde os Russos têm baseada a sua frota do Mar Negro, que se espera que ou vá ou rache! As primeiras movimentações são no sentido de rachar.

E relacionado com a Crimeia vem aquela "verdade universal" que a história tem tendência a se repetir. Há 160 anos o Império Russo invadiu a Crimeia para se expandir, aproveitando a fragilização do Império Otomano. Duas potências da Europa Ocidental (Reino Unido e França), entraram em guerra para parar as ambições do Czar russo. A guerra acabou por envolver vários países e deixou muitos assuntos inacabados no teatro europeu o que levou mais tarde às duas guerras mundiais (muita gente diz e eu concordo que a segunda guerra foi a conclusão da primeira, apenas com outros actores nos mesmos papeis). A Primeira Grande Guerra foi há coisa de 100 anos...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade