quinta-feira, fevereiro 20, 2014

Eu bem que sabia (e previa)

Tem alturas que eu devia escrever mais aqui no blog, sobretudo quando faço algumas previsões que comento por outros meios, como Fóruns, redes sociais ou sites que permitem comentários.
É que depois as minhas previsões batem certo e ainda tenho de ouvir de quem duvidava: "olha afinal foi assim", "sim, tal como eu tinha dito", "como disseste? como é que tu podias saber isto?".

Neste caso aqui vamos para um dos assuntos pelo qual nutro maior paixão. A Formula 1.
Este ano existem muitas mudanças técnicas, as maiores das quais alteração às unidades motoras (deixam de ser simples motores pois agora são verdadeiros híbridos com 2 sistemas eléctricos distintos) e alterações ao nível de aerodinâmica destinadas a fazer os carros mais lentos (como acontece volta e meia na F1).

Quando estas medidas foram anunciadas, muita gente deu maus prognósticos. Ora porque os carros iam ser 10 a 11 segundos mais lentos por volta, passando a não ser a modalidade "de topo" (vulgo a mais rápida) a correr em circuitos (os carros de GP2 seriam mais rápidos que os F1). Ora porque os novos motores 1.6l V6 com Turbo iam ser uma merda sem fazer barulho nenhum e etc e etc...

Este tipo de história é comum quando existem alterações significativas deste género. Sobre os motores, também quando baniram os turbos muita gente se queixou que os F1 iriam ter pouca potência. Depois acabaram com os V12 admitindo no máximo V10, não podia ser porque os V12 eram os motores mais nobres. Depois reduziu-se a capacidade máxima, voltou o argumento de ficarem poucos potentes. Finalmente quando passaram aos V8 de 2,4l era muito maus porque os V10 eram a melhor arquitectura de sempre da F1.
É sempre o repetir da mesma lenga-lenga de muita gente que só vê o mal sempre que se muda alguma coisa.

Eu há uns dias num site de F1 tive de intervir quando fiquei farto dos mesmos argumentos, que para mim eram de treta, nomeadamente após a intervenção de um antigo campeão de F1 que veio dizer que em 2014 a F1 iria ser uma autentica merda e os níveis de potência dos carros eram ridiculamente baixos! Curioso ele dizer isso pois em 1997 (ano que ele referiu como sendo dos bons antes da F1 começar a decair) ele tinha por volta de 775CV de potência máxima no seu carro e as unidade motoras de agora estão pela ordem dos 850CV de potência máxima.
Na altura ainda me caíram em cima, porque quem sou eu para contrair um ex-campeão e sem duvida os carros estavam muito lentos.

E assim chegamos ao 2° dia da 2a sessão de testes oficiais, no Bahrain. E o estreante Kevin Magnussen no seu novo McLaren MP4-29 (na foto) faz uma volta bem mais rápida que a melhor volta da corrida do ano passado e a apenas 2,5s do tempo da pole-position. Isto num carro que tem praticamente tudo novo e ainda tem muito, mesmo muito, para evoluir.
Um dia antes a Mercedes lançou um vídeo com 360° do seu carro na pista inglesa de Silverstone e muita gente, ouvindo agora os novos motores de dentro até dizem "ah e tal até se ouve melhor que antes e o barulho é bem fixe!".
O Jenson Button, colega de equipa do Magnussen, depois de testar o carro, que por ser turbo tem imenso binário, disse que se tratava do carro que parecia ter mais potência à saída das curvas de todos os que andou.

E depois disto tudo, muita gente já bate palmas e diz que os F1 afinal não são tão maus como toda a gente previa.
Toda a gente não. Eu previa que eles nunca seriam tão maus como pintavam e rapidamente estariam a andar ao ritmo do carro do ano passado.
Mas quem eu sou a não ser apenas um entusiasta que manda bitaites aqui e ali?

Só é pena é que as regras tenham dado origem a estes narizes tão feios (existem poucas excepções) e o Tio Bernie (um enorme crítico das alterações técnicas que dizia a viva voz que iria tornar a F1 ridícula) lembra-se de merdas estapafurdias como dar o dobro dos pontos na ultima corrida do ano...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade