quinta-feira, fevereiro 20, 2014

Carta aberta à GalpOn

Em Novembro de 2013 ao receber uma carta da EDP que me dizia que o mercado regulado iria acabar de vez em 2014 e tinha de escolher um operador no mercado livre, fui ver as ofertas e fui pelo que era em teoria mais barato para os serviços de elctricidade e gás natural. Fui para a GalpOn.
Entretanto voltei para a Holanda e hoje fui obrigado a mandar-lhes um pedido de esclarecimento. Uma vez que o assunto é algo ridículo, decidi partilhar aqui o meu e-mail, que não é nenhuma reclamação (pelo menos ainda):

Bom dia,

Contacto-vos por correio electrónico uma vez que me encontro no estrangeiro logo sem possibilidade de usar os números 808 ou 800.
Este e-mail é um pedido de esclarecimento sobre a forma como estimam a Energia activa (o consumo) uma vez que eu ainda não comuniquei os valores do contador, precisamente por estar no estrangeiro.
Este e-mail refere-se à 3 facturas electrónicas com os números XXXXX, YYYYY e ZZZZZ

Durante o período anterior de 1 ano (Out-2012 a Out-2013) com a EDP Serviço Universal eu tive um consumo (lido) de 1438 kWh.
Um pouco acima das médias de consumo residencial em Portugal de acordo com a PORDATA dos últimos anos: http://www.pordata.pt/Portugal/Consumo+de+energia+electrica+per+capita+total+e+por+tipo+de+consumo-1230

Desde que mudei para a GalpOn, no mercado liberalizado, vocês já me estimaram o seguinte consumo:
    Nov-Dez: 215 kWh
    Dez-Jan: 238 kWh
    Jan-Fev: 630 kWh!!!!

Ou seja num trimestre um total de 1083 kWh, o que significa 75% já do total do meu consumo real no ano transacto!
A continuar com estes valores, e caso não aumentem ainda mais o valor, a GalpOn estimará que eu num ano gaste 4332 kWh!

Este valor é mais do triplo do consumo médio residencial em Portugal (ver link da PORDATA em cima) e na realidade aproxima-se mais das médias de consumo eléctrico residencial dos Estados Unidos da América (http://shrinkthatfootprint.com/average-household-electricity-consumption)!

Até poderia compreender caso soubessem que eu resido actualmente nos EUA e confundissem as coisas usando como base os consumos nos EUA, mas não, eu na realidade resido a maior parte do ano nos Países Baixos.
Portanto eu pergunto-me onde é que a GalpOn se baseia para as estimativas absurdas do consumo duma casa residencial em Aveiro?!

Obviamente que o problema é o ainda não ter fornecido os valores do contador, e vou tomar providências para resolver isso o mais breve possível, mas de qualquer maneira tenho de pedir este esclarecimento sobre as estimativas absurdas na minha opinião que usam, que me deixa a concluir que o objectivo é facturar o máximo dinheiro possível ao cliente e acertar contas mais tarde.

Agradeço uma resposta que explique o porquê dos valores estimados para um consumo residencial.

Com os melhores cumprimentos,
Bruno Costa

PS - Falta-me ainda confirmar as estimativas para o Gás Natural mas se nesse caso as estimativas forem também muito mais altas que o consumo real, então é ainda mais grave uma vez que o fornecedor anterior de gás era ... a Galp!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade