quarta-feira, maio 10, 2006

"Semitismos" - Uma dissertação sobre somiticos e semitas

Aqui ao meu lado no escritório, mas prestes a ir-se embora, senta-se um indivíduo de raça judaica, que revela a sua verdadeira natureza semitica e somitica.
Há quem pense que as 2 coisas são o mesmo, e numa análise mais profunda da morfologia dos 2 adjectivos eu tb concluí que mesmo não sendo sinónimos, quererão dizer as 2, praticamente a mesma coisa.

Sem duvida que figuradamente, podemos usar uma ao invés de outra. Dizer que um indivíduo é semitico, quando queremos dizer que ele é somitico, resulta numa curiosa figura de estilo, mas temos que usar com algum cuidado pois podemos cair no campo da xenofobia, e isso é outro assunto sobre o qual noutro dia dissertarei...

Voltando ao semitico VS somitico.
Diz-nos a Porto Editora, que semitico é "relativo ou pertencente aos Semitas", e os Semitas são a "raça oriunda de Sem, filho de Noé", o que quer dizer que os semitas são o "povo oriundo da Ásia que, etnográfica e linguísticamente, engloba os Hebreus, os Assírios, os Aramaicos, os Fenícios e os Árabes".

Portanto semitico nada tem a ver com somitico, que, e de acordo com a mesma Porto Editora, é um "indivíduo excessivamente apegado ao dinheiro; indivíduo avarento", ou no caso da utilização como adjectivo significa "que revela avareza; mesquinho; forreta; sovina"

Ou seja, olhando pras definições no diccionário da Lingua Portuguesa, claramente verificamos que são 2 termos distintos. Então pq disse eu no início que em ultima instância e figuradamente são quase a mesma coisa?
Por 2 razões. Primeiro, pq somitico deriva do latim semiticu que quer dizer "judeu;avarento"; e segundo pq uma das características associadas aos Judeus (um dos povos semitas) é a sua grande avareza, daí mesmo os romanos usarem a mesma palavra pras 2 coisas!

Mas... Esperem aí... Tem aqui uma cena curiosa! Atão não é que a definição de semita diz "povo oriundo da Ásia que, etnográfica e linguísticamente, engloba os Hebreus, os Assírios, os Aramaicos, os Fenícios e os Árabes"?
Sim, eu vi bem! Hebreus e Árabes! São ambos semitas...
Os Árabes são muitas vezes acusados de serem anti-semitas, mas eles próprios são semitas! E os judeus? Queixam-se tanto dos anti-semitas e eles próprios tb o são, pois são contra os árabes!
Bem, a verdade é que o termo "puro" de anti-semita com o tempo acabou por querer dizer quase exclusivamente anti-judeu, por isso percebe-se esta estranha confusão nos anti-semitismos.
Mas o próprio ódio, ou melhor, a própria divisão entre Judeus e Árabes não é de estranhar, pq eles são todos primos uns dos outros.
Pra quem não sabe, a Bíblia, na sua versão Antigo Testamento, conta que Abraão teve 2 filhos: Isaac, pai do povo Hebraico; e Ishmael, pai do povo Árabe. E como já disse antes, são descentes de Sem, filho mais velho de Noé (embora algumas teorias afirmam que era o segundo filho), daí serem todos Semitas.
É curioso como etnograficamente e religiosamente, são todos muito "similares". Tal como disse, são todos primos, por isso é que não se entendem, são muito parecidos...
Bem, uma coisa que eu não quero fazer é confundir raças ou etnias com religião. Nem sempre uma coisa é outra, e nós às vezes cometemos o erro de misturar tudo no mesmo saco.

Tenho mais tarde que fazer uma dissertação sobre as 3 maiores religiões de Abraão (existe ainda uma quarta).

Back to the beggining; eu não curto muito o judeu que se vai embora. É assim meio para o "ranhoso", mas por acaso tenho de agradecer o seu feiteio, pois as coisas que faz e que diz, acabaram por me dar material para uma (ou mais) dissertação(ões).

2 comentários:

  1. "somitico deriva do latim semiticu"

    se não for muito indiscreto da minha parte, importa-se de referir a sua fonte, porque já procurei na net, e não consigo encontrar um dicionário de Latim que tenha a palavra semiticu.

    obrigado de qualquer forma, artigo interessante ;)

    ResponderEliminar
  2. A minha fonte foi mesmo a Porto Editora, neste caso a Infopédia, na definição da palavra somítico:

    http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/somítico

    É aqui que eles dizem que deriva do latim e dão 2 significados para a mesma.

    Fiz umas pesquisas por semiticus e pelo que deu para ver (sobretudo em paginas em inglês) é que semiticus é do Novo Latim, por si só já derivante do Latim semita...

    Não sei até que ponto é verdade, sei que na altura serviu para fazer a dissertação, e pensava eu estar correcto!

    ResponderEliminar

Opina à tua vontade