sexta-feira, maio 05, 2006

A A13, a p...ta da A13

10 kilometros a sul de Santarem, no enfiamento do que é chamado de IC10 e depois de passar a ponte Salgueiro Maia sobre o Tejo, eis que surge a A13.
A A13 é uma auto-estrada da Brisa que é previsto fazer a ligacao entre a A2 e a A1 pelo sitio mais directo que pode haver, permitindo uma ligação Norte-Sul sempre por auto-estrada sem ter que passar pela capital, coisa que pra gente do Norte, é capaz de ser bem-vinda.
Mas nao será só isso, permite ganhar minutos e poupar kms, ja nos euros tenho algumas duvidas que se poupe alguma coisa.
Mas a verdade é que a A13 ainda não esta concluida, pelo menos seguindo o plano original, e por isso actualmente ela começa nos tais 10 kms a sul de Santarem.

E assim, ela nasce, e estende-se nos seus gloriosos 74 kms do mais plano e rectilíneo que conheço.

A A13 é uma auto-estrada que uso com regularidade, dado serem tb regulares as minhas idas ao Algarve. E como recentemente la passei, e enquanto la passava, esta dissertação sobre a propria nascia na minha cabeca.

A A13 resume-se a isto, uma ganda SECA! Tal como disse, são 74 kms do mais plano e rectilíneo que existe em Portugal. As rectas de 5 kms são cortadas por curvas com um angulo (ou sera arco?!) de 5 a 10 graus, não mais que isso, o que na pratica é o mesmo que uma recta! E junta-se a isto o plano. Praticamente não se sobe nem se desce. É impressionante! A propria paisagem, pra compor o ramalhete, é extraordinariamente enfadonha. O proprio Alentejo interior que me parecia ser monotono é refrescante qd comparado com esta paisagem semi-ribatejana/semi-alentejana.

Obviamente que mais alguma peças compõem o puzle. A A13 tem pouco transito, muito pouco mesmo, normalmente ultrapasso 1 camião mais um ou outro carro, e sou ultrapassado por não mais que 2 durante os 74 kms que dura ir de uma ponta a outra. E não temos nenhuma estação de serviço a meio, que pelo menos é uma quebra da longa recta de asfalto!

Neste fds que passou, ia pela A13, depois da hora de almoco do Domingo, com calor, na estrada deserta. Enquanto fazia a estrada começava a entender o pq de alguns americanos sairem do lugar do condutor das suas auto-caravanas e irem preparar uns ovos mexidos e umas salsichas enquanto percorrem as highways (escusado será dizer que estes comportamentos geram acidentes, e não, não estou a falar de ovos e de salsichas queimadas)! É que eu ainda só vou ha 10 minutos na A13 e ja apetece fazer algo do genero... E são só 74 kms, imaginem fazer centenas de kms do mesmo...

A A13 é a auto-estrada ideal pra se ir bater recordes de velocidade, pelo menos bater os nossos recordes, ou os recordes do veiculo que estamos a usar. Por varias razões: tem excelente piso e longas rectas planas; tem pouco transito; ir depressa é uma das maneiras de um gajo não morrer de tedio; e finalmente muito dificilmente seremos interpelados por carros da BT. É que nem os agentes da ordem das estradas têm paciencia pra irem pra aquela estrada!

E como é que eu faço a A13, perguntam vcs? Uso a outra alternativa que existe, ligo o Cruise-Control do carro, a 140km/h e deixo-me ir nas calmas curtindo um som porreiro e pensando em dissertar sobre algo.

Eu costumava pensar que a A2 era uma auto-estrada “chata” pelas mesmas razões que ja apontei, mas isso era pq não conhecia a A13 que leva o termo de “auto-estrada chata” para um outro nível até agora desconhecido.

Foi tb agora usando a A13 que percebi uma vez um comentario de um algarvio, que tal como eu, era adepto do tuning e possuia um Honda Civic CRX ou VTI alterado. Dizia ele uma vez que as vezes passava na A2 a velocidades na ordem dos 230 km/h de média e que ficava a suar passada meia-hora. Eu na altura sempre pensei que isso acontecia pq ele ia pra lá naquelas noites quentes de verão com o ar-condicionado desligado (pra poupar cavalos) e obviamente ao fim de algum tempo, estava com o habitaculo em brasa. Mas agora ja percebi o pq! É que agora qd vou na A13 tb ao fim de alguns minutos ja estou a suar, tal a ansiedade que acabe aquele suplicio de estrada.

Curiosamente parece que descobri um antídoto. O album “Big Ones” (que belo nome a fazer lembrar outras coisas grandes) dos Aerosmith parece fazer encurtar a A13, pelo menos foi isso que aconteceu qd vim pra cima, pois a A13 passou num instante. Ou sera que foi pq fartei-me do Cruise-Control e acabei por carregar no pedal? As tantas...

Nota do autor: Se vcs chegaram aqui devem estar a pensar que perderam alguma coisa neste blog. Pq caracas é que o primeiro post que aparece é este que surge do nada?! A resposta é simples:
Pq me apetece!
Eu disserto sobre o que quero, qd quero e onde quero! Querem que eu apresente o BaKano às massas? Esperem... Caso gostem da serie “Lost” ja estão habituados a verem coisas acontecer e mais tarde serem explicadas. Pois aqui irão ter um tratamento do genero. Esperem e serão recompensados...

1 comentário:

  1. Boas!
    Eu ainda há poucos dias passei pela dita A13, e não me pareceu assim tão enfadonha. Não me parece que tenha vindo a assapar, mas trazia companhia...
    Conclusão, se quiserem que as viagens não se tornem tão enfadonhas arranjem uma boa companhia para viajar! ;)
    Portem-se...

    ResponderEliminar

Opina à tua vontade