Estamos já a menos de 1 mês das eleições legislativas. Pelos vistos as sondagens mostram que o PS está em recuperação e será por ventura mesmo o vencedor das eleições, portanto o José Sócrates, a pessoa que disse que não estava disposta a governar com o FMI, será novamente primeiro-ministro de Portugal.
Toda esta confusão com o PEC IV e depois a necessidade do pedido de ajuda, que mete a famosa troika, caiu no colo do PS e do Sócrates que foi uma maravilha. Alias para mim está mais que claro que não caiu no colo. Toda esta situação desde há uns meses atrás, decorreu como decorreu por vontade expressa e planeada pelo Eng. José Sócrates. Só não vê quem não quer. O PEC IV negociado à revelia de todos os outros, que como já foi noticiado e nunca negado, já previa um pedido de ajuda de financiamento externo, a demissão do Governo, a vinda da troika e finalmente um novo pacote de medidas que é mais penalizador e a oposição tem de aceitar quando chumbou um PEC IV menos doloroso. Tudo feito para sacudir a água do capote.
E pelos vistos resulta. Resulta porque imagino que a maralha só se interessa pelos cabeçalhos das notícias e o que transparece que a oposição recusou um PEC IV e depois aceita um pacote "pior" dos estrangeiros, e que ainda por cima o Sócrates conseguiu um bom acordo pois nem mexem em salários nem subsídios nem nada, ou seja "menos mau" (isto no geral obviamente) do que se anunciava. E ainda mais bem jogado, todas as piores notícias serão faladas pela oposição e associadas a esses partidos.
Tudo o resto é ignorado, os sucessivos erros do Governo; PECs atrás de PECs que nunca mudaram nada; esta manipulação que está clara até noticiada e nunca negada; até as recentes declarações de que se o pedido de ajuda tivesse sido feito mais cedo, não era preciso tanta "dureza" agora...
Até se esquece que este senhor disse que não podia governar com o FMI e agora vem todo contente e feliz sorrir para as câmaras porque conseguiu um bom acordo.
As pessoas pelos vistos só olham para estes cabeçalhos. Pelos vistos o que percebem é que a oposição chumbou um PEC IV, por causa disso veio o FMI que é ainda pior, o Sócrates apesar de tudo conseguiu um bom acordo, e como até foi ele que negociou, deve ser ele a continuar a governar.
Junta-se a isso o afastamento do Teixeira dos Santos (do que tenho lido pelo menos), e pronto, o "burro" foi posto fora, e está tudo bem.
Fico chocado, realmente chocado como o país não se apercebeu todo que fomos manipulados pelos governantes para chegar a esta situação e com o único objectivo de garantir que se mantinham no poder mais alguns anos. Preocupação com o estado da nação? ZERO!!!
A 5 de Junho vou a Portugal para tentar contrariar esta situação e manter a esperança que as sondagens estão erradas e uma mudança acontecerá.
Mais uma vez, como tenho dito a tanta gente desde há muitos meses (aliás acho que já tinha vaticinado o que aconteceu aqui no blog, não acertei em cheio, mas estive perto), não é por achar que os outros são melhores ou farão melhor, mas depois deste descalabro e desta manipulação e falta de carácter como nunca antes vi é que não. Tudo, menos o PS.
As pessoas podem votar em qualquer um dos partidos; existem tantos outros para além dos que têm assento, alguns até nunca lá estiveram portanto gozam do benefício da dúvida, portanto não votem PS apenas porque acham que o PSD não serve e escolhem o mal menor, aquele que já é conhecido.
E acabo com o título da dissertação. Estamos a 1 mês das eleições, eu ainda não desisti, mas se obtivermos resultados semelhantes às sondagens, eu desisto de vez de Portugal, e faço o resto da minha vida aqui por esta Europa fora. Com tristeza, mas é o que garanto que faço.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Opina à tua vontade