domingo, março 20, 2016

A ficar velho

Existem muitos dizeres sobre os sinais que nos fazem perceber que estamos a ficar velhos.
Ora é porque não aguentamos sair até as 4:00 na night, ou porque a ressaca dura 2 dias, ou porque a malta a servir em bares trata-nos por "você" ou "senhor", ou porque os amigos solteiros são a excepção, ou porque a maior parte das festas a que vamos agora são de crianças, ou porque adormecemos a ver filmes, mesmo quando começamos a ver antes das 21:00, ou porque começamos a ter dores de corpo sem explicação aparente...
Enfim uma panóplia de coisas e existem vários textos, partilhas e memes na net sobre isto.

Mas eu acho que existe um outro factor que definitivamente é o sinal mais indicativo e fidedigno de que estamos a ficar velhos: é quando pessoas que não eram velhas quando nós éramos novos começam a falecer com algo regularidade.
Quando nos apercebemos que no último ano faleceram várias pessoas que conhecemos durante a nossa infância e adolescência e que eram apenas alguns anos mais velhos que nós, apercebemos-nos também que estamos a ficar velhos.
Há quem pense que é algum azar ou alguma coisa estranha que está a matar os nossos conhecidos, mas não é apenas a nossa própria idade. Estatisticamente os óbitos estão na média, uns mais novos outros mais velhos, só que já chegamos ao ponto em que já é normal falecerem pessoas dos nossos círculos.
Quando não é os conhecidos da infância são os funerais de colegas de trabalho (ou dos conjugues) e dos antigos professores e até colegas de escola e universidade...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade