quinta-feira, dezembro 08, 2011

Rumo ao sul


Voltei a Portugal. Não foi para Portugal, porque continuarei na Holanda quiçá muitos anos mas rumei a sul para cá passar 4 semanas. Ainda cá tinha estado em Outubro, e finais de Agosto, e em Julho, e em Junho, e na Pascoa, e em Fevereiro... Sim, passei 1 ano na Holanda e vim a Portugal 6 vezes, parece incrível! Incrível é também as vezes que fiz a viagem de carro: ao todo foram 5 viagens ida e volta em pouco mais de 1 ano. Alguns dirão que é uma burrice, mas eu adoro viajar de carro. Primeiro porque as faço por etapas, uma vez que paro em casa dos meus Pais em França e sempre passo um tempinho com eles, e isso permite fazer parte da viagem de noite (Amesterdão-Paris), dormir numa cama a sério e fazer o grosso da viagem durante o dia. Só uma vez fiz a viagem de seguida e foram umas 18 horas um bocado para o cansativas. Era para fazer o regresso também de rajada, mas o carro decidiu avariar, felizmente ainda no início da mesma portanto essa foi abortada.

Nem todas as viagens estavam planeadas. Pelo menos 3 vindas a Portugal foram por motivos extraordinários todos relacionados com carros. Enfim, os carros são sem dúvida uma fonte de despesa, mas eu gosto deles, de conduzir e acho que dão imenso jeito nestas idas e voltas. Nem que seja para levar caixas de vinho para a Holanda...

Naquela que se espera ser a ultima viagem do "podre" Laguna, não resisti a deixar um marco e demorei 13h de Paris a Viseu. Também tinha hora de chegada, mas felizmente não precisei de fazer nenhuma aventura. Apenas 5 km/h a mais na velocidade de cruzeiro e ganha-se muito nos ~1500kms da viagem. Também não foi o "poupar" nas paragens pois parei 4 vezes (era para ser de 3 em 3 horas mas não fui tão metódico) e nenhuma delas foi curta.

É a pressa de chegar, para não chegar tarde ;-)

E agora, depois de rumar a sul, aqui estou a tratar de coisas várias, várias coisas e esperar que consiga dar um "fechamento" a todos os assuntos em aberto que por aqui deixei...

Entretanto verifiquei que ninguém se pode queixar de entrar em Portugal por Vilar Formoso e não saber que existem portagens electrónicas logo ali na primeira (e praticamente única) estrada que se apanha, porque se apesar de em Portugal não existir quase nada a não ser uma barraquinha da Estradas de Portugal que mal se vê, os nuestros hermanos passam a mensagem nos painéis informativos que solo telepeaje, em todas as auto-vias (gratuitas para eles) de Portugal ... desde os 200kms até à fronteira!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. é a maneira do portugal económico te dizer "seja bem-vindo, pague lá do seu bolso e volte mais vezes"

    ResponderEliminar

Opina à tua vontade