terça-feira, março 29, 2011

Liga das Nações

Já era para ter falado sobre isto há uns tempos mas o assunto foi ficando na gaveta, mas uma coisa que me aconteceu esta tarde trouxe a temática à ribalta novamente.

Estava eu descansado a acompanhar uma reunião mundial pela net, transmitida a partir da costa leste dos EUA para vários centros espalhados pelo Mundo (já o primeiro sinal da globalidade com que lido agora) quando me aparece um senhor, a perguntar se eu era Espanhol ou Português. Ora bem, o senhor chamava-se Bento da Costa, um nome bem português, e ficou a saber da minha existência pela similaridade dos nossos nomes, que reduzindo à maneira holandesa fica B. Costa. Mas apesar do seu nome tão português ele não o é. É Holandês nascido no Suriname (América do Sul), mas realmente a sua família é de origens portuguesas, Braga originalmente, mas que saíram de Portugal ainda no Século XVII tendo ido para o Suriname antes ainda dos Holandeses lá chegarem e depois vieram parar aqui à Holanda pela mesmo ser a potência colonizadora. Lá me esteve a contar o Bento que a sua família tem muita história e que no cemitério da família no Suriname, onde pelo que percebi estão enterrados todos os descendentes da mesma, as lápides ainda estão escritas em português até aos meados ou finais do Século XVIII, tendo-me ele dito que durante 5 gerações a família ainda usava o português!

E foi esta estória com história, que me deu vontade de contar e de falar sobre a tal Liga das Nações com que eu "vivo" nos dias de hoje.
Já por outros sítios onde andei, lidei com uma grande variedade cultural, étnica e racial mesmo, mas quer-me parecer que aqui na Holanda, e pelo menos no departamento onde estou é onde vejo a maior variedade internacional. E quase que me faz pensar que só aqui na Holanda poderia encontrar um local, nascido na América do Sul mas de origens portuguesas...

Só na equipa onde trabalho, tem Holandeses, Franceses, Alemães, Suecos, Indianos, 1 Irlandesa, 1 Dinamarquesa, 1 Italiano, 1 Norte-Americano, 1 Belga, 1 Chinês, 1 Polaco e eu, 1 Tuga!
Mas por exemplo o belga nasceu no Congo, 1 holandês tem origens afro-americanas e outro holandês passou quase toda a vida no Reino Unido.
A irlandesa é casada com um turco, e um alemão é casado com uma sul-africana. Um dos suecos adoptou uma menina directamente da China.

Nas restantes equipa do departamento, temos ainda outras nacionalidades para além das que já falei, como libaneses, marroquinos (bastantes até), camaroneses, espanhóis, egípcios, mexicanos, indonésios, ingleses, turcos (acho eu) e mais alguns africanos e árabes que não sei ao certo o país de onde vêm!

É realmente uma Liga das Nações...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade