sábado, dezembro 18, 2010

E tudo a neve parou

Ontem foi o dia em que me mudei para o meu novo apartamento alugado, que será a minha casa durante o próximo ano se tudo correr como planeado. E escolhi um belo dia para me mudar, sem dúvida nenhuma.
Na quinta-feira à noite estava tudo normal. Na sexta-feira quando vou espreitar pela janela do quarto do hotel, vejo que está tudo branco, tudo coberto com um enorme manto de neve.
Como seria de esperar, até porque já tinha passado por uma situação similar no primeiro sábado pensei logo que ia haver problemas. E assim foi, esperar bastante tempo pelo táxi no hotel; demorar bastante tempo a chegar a Badhoevedorp por causa do trânsito e de um taxista burro que decide ir pelas principais vias de trânsito, quando podia ir pelo caminho do autocarro que é um tiro e menos confuso; e esperar pelo gajo da agência que também estava atrasado.
Felizmente não tive de esperar na rua, pq a minha senhoria já aqui estava e ao menos já estava a ver as coisas quando ele chegou.

Mais sobre o apartamento um outro dia, porque agora realmente não consigo falar disso.

Passando à frente, ora toca de ir para o trabalho. Lá vou para a paragem onde já estavam pessoas à espera, e pronto, primeiro tempo morto, com 1 hora de espera para que viesse o autocarro, que já nem sei qual deles era, se o das 11:07, se o das 11:37, ou se outro qualquer que teoricamente deveria ter chegado mais cedo!
Entretanto o meu sapato do lado direito decide se auto-destruir, começando a descoser-se de um lado. Lindo, não bastava estes sapatos, comprados propositadamente a pensar no tempo de Inverno, magoarem na parte de trás do pé, ainda por cima, duram pouco! Tenho mesmo jeito para comprar sapatos, não?
Chegado ao trabalho, logo reparo que a grande maioria das pessoas decidiu ficar por casa e trabalhar de lá. Espertos, não?
O dia continua, sempre a nevar, uma quantidade muito grande de neve, mas durante a tarde, a coisa estabiliza e para mim até parece estar melhor. Vou vendo o tram e o metro a andar, e como a outra vez tinham sido os primeiros a parar, achei que estava tudo bem.
Mas na mesma vou consultando o site dos transportes daqui, que dizia que tinha notícias sobre problemas e atrasos nas linhas. Lá clicando para ver o que se passa com a 145, diz-me o site que está tudo normal e continua a dar os horários dos próximos autocarros.
Só que os autocarros tinham parado. Às 15:00. E podiam ter uma espécie de aviso a vermelho no site dos transportes não? Se calhar até tinha mas não da forma mais óbvia que eu não consegui ver nada mesmo procurando
Depois de muito tempo à espera na paragem, e de começar a pensar que deveriam ter parado mesmo, pq não via nenhum a passar, alguém lá me veio dizer que eles tinham mesmo parado tudo o que era autocarro em Amesterdão.
Excelente, pensei eu, a única forma que sei ir para casa é de autocarro, mesmo que fosse outro, era sempre autocarro!
Bem, vou até ao Artemis e chamo um taxi de lá. Ou não, pq dizem-me que os taxis já tiveram muitos acidentes não querem andar.
Eu até já tinha pensado alugar um carro em Schiphol para os dias antes do Natal, para andar com as malas para trás e para a frente e para não ter de aturar os caprichos dos taxistas que levam fortunas porque lhes apetece. É que o dinheiro que gasto em táxis para me levar a mim e às malas quase que dá para pagar o aluguer de um carro, que depois me dá a vantagem de não ter de esperar (se esperar nas bichas ao menos estou dentro do carro ao quentinho).
Decido então ir apanhar o metro, para ir ter a uma estação de comboios, para ver se lá havia táxis ou ir então para Schiphol e alugar já um carro e resolvia logo o assunto (e até podia depois ir às compras para casa pois teria como trazer as coisas).
Mas na estação de comboios, nem táxis nem comboios. Depois de ouvir anunciar que não haviam comboios a ir para Amesterdão Central e ver passar 4 nesse sentido, e estar quase a morrer de frio, com dores no pé e o mesmo gelado devido ao sapato todo descosido, lá decido apanhar um t que sempre ia para os meus lados, a 2 kms ou assim.
Obviamente que enquanto esperava pelo tram, deve ter passado o comboio para Schiphol que esperava...
A tremer de frio, enervado com tudo, lá saio eu na ultima paragem do tram, para ver que estava numa zona de nada, aparte de casas, como seria de esperar, e lá decido fazer-me ao caminho, para sul, fosse dar onde fosse!
Mas vendo uma estacão de servico e pensei que devia ir perguntar pelo menos a melhor forma de ir a pé. Entretanto ao chegar vejo um taxi a meter combustível e vou perguntar se ele me podia levar a casa que eu não fazia a minima ideia de como ir. Ele, um turco, disse que sim, mas pediu logo 20 euros à cabeça (obviamente). Ainda foi dar uma volta grande (mas isso nem interessava pq ele não pôs o taxímetro a andar), mas eu na altura até 50 euros lhe pagava, pq queria era ir no quentinho e ir ter a casa, e no GPS ela lá estava bem assinalada, pelo menos
E foi assim que 4 horas depois de ter saído do trabalho, cheguei a casa, apesar de apenas 20 mins dessas 4 horas ter realmente andado de transportes.
E o melhor de tudo, é que dá paragem de autocarro onde estava, são apenas 4 kms para minha casa! O tempo que esperei apenas na paragem dava para ir a pé.
Só que quem não sabe é como quem não vê, e como nunca tinha ido ver a distância pelo Google Maps, o autocarro ainda demorava um bocado (porque dá umas voltas) e eu na altura não queria tentar devido ao sapato e desconhecer o caminho, acabei por fazer muito pior!

E agora poderão pensar vocês como isto pode acontecer? É que pelo que já li noutros blogs, o nevão foi mesmo anormal, e o país ficou mergulhado num caos no que toca a transportes.
Pior que eu ficaram as pessoas que iam viajar para o estrangeiro, porque os aviões também pararam.

Para mim serviu de lição: Tenho que saber rapidamente os locais certos para estar a par destas notícias, tenho que comprar calcado em condições para poder caminhar em alturas de problemas, e sem dúvida nenhuma que, pelo menos para ir de um lado para o outro sem me chatear nem preocupar (só tenho de ser cuidadoso), tenho de ter transporte próprio o mais rápido possível!

3 comentários:

  1. Migo, 4 sites de tempo em Amsterdão e um de trânsito:

    http://www.hetweer.nl/

    http://weather.yahoo.com/netherlands/south-holland/the-hague-726874/

    http://www.weather-forecast.com/locations/TheHague/forecasts/latest

    http://freemeteo.com/default.asp?pid=15&la=18&gid=2747373

    trânsito - http://www.traphic.nl/

    Percebes agora a parte do: tenta viver ao pé duma grande estação de comboios? Imagina que nao estás na empresa, mas sim no centro de amsterdao? Como é q lá chegas? Pois :) Been there, done that. Os Holandeses são uns atrasados mentais que param tudo em qq circunstancia que nao venham escrito na porra do processo. É certo no entanto que pelas fotos q vi, nevou bem!

    ResponderEliminar
  2. Esqueceste-te que tens formatado os sites do tempo para Den Haag
    LOL
    Mas o problema não foi não saber o estado do tempo, foi não saber o estado dos transportes!

    ResponderEliminar
  3. É pobre e mal agradecido! Parametrizas tu pra Amsterdão pa! Foi o que eu fiz :P
    Os transportes não dá pra saberes a não ser q perguntes aos teus colegas. Acho q hj tb era um bom dia pra ficares em casa...
    Os holandeses vêem as coisas no dia anterior, pergunta-lhes no dia anterior se está previsto algum temporal. Se eles ficarem a trabalhar a partir de casa, é pq no dia seguinte vai haver m@rda.

    ResponderEliminar

Opina à tua vontade