domingo, junho 14, 2009

Retrospectiva

Mais que uma dissertação, é tempo de fazer uma introspecção. Quer dizer, não é bem uma introspecção, aliás nem tem nada a ver com uma análise interior. Pareceu-me foi que ficava bonito quando estava a escrever, até rimava e tudo, e ficava melhor que dizer "é tempo de fazer uma retrospectiva", pois esse é o título desta mensagem.
Bem, a verdade é que com uma paragem de meio-ano, tendo andado a dissertar por aqui e por ali, menos aqui especificamente, é realmente tempo de relatar acontecimentos decorridos neste período de hiatus.

Dezembro - Dezembro foi tempo de Natal e mesmo no final, mas no finzinho mesmo, tempo de Passagem de Ano. Nada de especial ocorreu aqui por estas bandas, a não ser que logo no Réveillon, se notou que 2009 era um ano especial, vulgo ano de eleições autárquicas, pois o Município de Aveiro brindou os seus habitantes com uma festa pública, facto inédito para mim, com direito a fogo de artificio que chegou a durar ainda mais que os do Funchal e Lisboa (se bem que em ponto mais pequeno)!

Janeiro - Ano novo vida nova ... ou se calhar cada vez mais do mesmo! Sinceramente nem sei o que se passou no mês de Janeiro, tirando que a minha rapariga trabalhou neste mês em Ferreira do Alentejo (já o vinha fazendo desde Novembro), nos trabalhos arqueológicos que decorrem por aquelas bandas, e que me lembro de estar muito frio. Sei que foi um mês em que realmente estive em grande ... estagnação, pois consigo ver que me "queixei" disso mesmo.
Fora isto, pelo mundo fora, a crise ameaçava tudo e todos...

Fevereiro - Bem, Fevereiro é mês de Carnaval, e ninguém levou a mal que a temática da estagnação tenha continuado. A minha moça voltou para casa, pois terminou a sua prestação lá por Ferreira, e voltou-se para a sua tese de Mestrado. Este mês no entanto trouxe a promessa de melhores dias, pois a Euribor a 3M ficou a menos de 2%.
Neste mês começou a presidência do Barack Obama, facto que tem de ser mencionado, pois mesmo sendo "apenas" o presidente de um país, representa uma esperança de mudança para todo o Mundo.

Março - Algumas novidades vieram neste mês. Ajudei o meu irmão na sua procura por um carro novo, que ele decidiu ser um Alfa Romeo MiTo, e voltei a Reading, 3 anos depois. Sendo também um aficionado pelos desportos motorizados, rejubilei com o regresso da época, nomeadamente o regresso da F1, que veio de cara lavada, sendo completamente diferente do costume. Este mês foi o começo da saída do marasmo em que andava nos últimos meses, com umas idas a festivais de Tunas acompanhando a minha rapariga, que está envolvida neste meio.

Abril - Este sim foi um mês de muitas mudanças e algumas estreias. Primeiro de tudo comecei o mês a saber que tinha uma hérnia inguinal. Isso iniciou um período de consultas regulares a médicos, exames e uma marcação de uma cirurgia através do seguro de saúde (que a empresa gentilmente me oferece). Fui operado numa clínica privada, com anestesia regional tendo ficado portanto acordado e consciente durante a mesma. Foi uma experiência engraçada, devo reservar uma crónica dissertativa sobre a mesma. Foi também esta a primeira vez que fiquei de baixa, e logo um mês inteiro.
Este mês fica também marcado pelo aparecimento da Gripe A, inicialmente chamada de Gripe Suína. Isso até levou a uma alteração dos meus hábitos, pois passei a tomar banho diariamente, ao invés do banho semanal, para ver senão apanhava a Gripe dos Porcos...

Maio - Continuou a ser um mês fértil em experiências novas. Estava de baixa, mas a Segurança Social pelos vistos não sabia, e acabei por seguir o conselho da cirurgiã e andei a passear, mais especificamente pelo Oeste. Na semana antes de regressar ao trabalho acabei por ficar pior, o que é perfeitamente normal; a mente e o corpo tinham-se já habituado à boa vida e fizeram um ultimo esforço para tentar nova prorrogação da baixa. Maio é também Queima das Fitas, mas guardei-me apenas para uma, a tradicional de Coimbra, onde fui uma noite ter com amigos. E neste mês a Marcha da Senhorinha também fez o seu regresso para a edição de 2009, tendo eu apenas confirmado a minha participação mesmo no finalzinho do mês. Depois de dominar o ano passado, levando o público à histeria colectiva, este ano não iremos deixar por menos, pois pelo menos musicalmente estamos mais ricos (mas não é só aí que houve evolução).
Neste mês o meu irmão também recebeu o seu carrinho e eu, ainda antes da operação, lá o experimentei um bocadinho. É realmente um brinquedo muito bonito e muito jeitoso.
O mês não podia acabar melhor do que com a entrega da tese da minha Carolina, faltando apenas a defesa da mesma para ela passar a ser a verdadeira Mestre cá de casa.

E assim chegamos a Junho, mês corrente, que ainda só vai a meio, mas as novidades e estreias continuam. Foi logo com a primeira vez que votei aqui em Aveiro (antes votava em Sever do Vouga) e a minha rapariga votou pela primeira vez também. Depois correu um pouco mal, pois fiquei doente, e ainda ando aqui com uma tosse a estragar-me a voz, mas voltei a ir fazer uma série de exames, inclusive uma polissonografia, eu que raramente ia a médicos, nestes 2 últimos meses fui mais vezes que toda a vida até agora! E aproveitando estes 2 feriados seguidos, com um dia de férias que a empresa marcou, e fui até ao Algarve, ficando num Íbis pela primeira vez, assistir pela primeira vez a uma defesa de tese de mestrado, que correu optimamente, pois ela teve aprovação com Muito Bom (avaliação qualitativa). Nem mesmo o ecrã do portátil dela ter berrado umas semanas antes impediu que esta etapa chegasse a bom porto, com os melhores resultados que se podiam esperar. Agora ela já é Mestre e sobretudo Arqueóloga. Começa uma nova etapa.
Acabamos à pouco de celebrar com a família próxima, aqui em casa. Aliás, até interrompi a escrita desta retrospectiva para ir ajudar a lavar a loiça e arrumar as coisas.

Agora só falta ir dissertando volta e meia por aqui. Tenho umas ideias aqui na cabeça, a ver se não me distraio nas outras coisas, e deixo isto aqui às moscas.

1 comentário:

  1. "Ao Bruno, por me fazer acreditar..."

    Assim se lê na terceira página da minha tese.


    AMO-TE!!!

    ResponderEliminar

Opina à tua vontade