
Portanto hoje, elege-se um novo presidente dos EUA. O homem que vai suceder a 8 anos de Administração Bush (do George W.), e por isso toda a gente está ansiosa para saber quem vai mudar o mundo nos próximos 4 anos (pelo menos). Sim, porque não vale a pena ter ilusões, ser presidente dos EUA é também ser uma figura maior no panorama mundial, as decisões que afectam esse país, afectam todo o mundo, muito mais do que qualquer outro país ou entidade (a União Europeia também tem muito peso, mas quase só a nível económico-social).
Também estou interessadíssimo nestas eleições, e como bom Europeu que sou, alinho pelo lado do Obama, pois normalmente os Democratas são bastante mais pró-Europeus (sem serem anti-americanos obviamente) e eu sou daqueles que acredita que quando se faz o melhor no interesse de "todos", "toda" a gente ganha mais, inclusive quem é mais rico (nunca os EUA foram tão prósperos até a nível de riqueza interna, como no tempo do Clinton em que falavam muito mais com os outros, na vez de olharem só para o seu próprio umbigo).
E assim, espero pelo resultado deste dia histórico. Para já o Obama leva vantagem, pois logo à meia-noite do dia de hoje lá nos EUA, 2 pequenas aldeias foram imediatamente a votos, e o Obama ganhou nas 2 (sendo até a primeira vez que um Democrata ganhou numa delas). Logicamente apenas são na casa das 3 dezenas de votantes, por isso, este resultado (que eu saiba o único até agora) pouco ou nada conta para o bolo...
Só sei que hoje vou estar com atenção ao futebol (Champions League) porque o resultado das eleições sai mais tarde (diferenças horária) senão era provável que nem ligasse à bola.