quarta-feira, novembro 11, 2015

Governo Morto, Governo Posto

Obviamente tinha de vir comentar o que aconteceu ontem, não fosse eu um comentador de trazer por casa.
O que aconteceu ontem era uma das situações esperadas e aliás anunciadas por todos os partidos da esquerda. Ainda havia uma remota hipótese de umas surpresas, como alguns desalinhados dentro da bancada do PS mas não, toda a gente seguiu o guião.

Nem me está a apetecer escrever muito sobre isto, não porque estou revoltado ou triste. Nada disso, eu até quero que tenhamos um Governo de esquerda pois quero saber se realmente podem fazer algo de diferente e se funciona. Eu acho que não (pode ser feito algo de diferente mas não por eles) mas assim podemos tirar isso a limpo.

Não posso deixar de comentar a habilidade política do Costa. Ele conseguiu transformar 2 vitórias de rivais políticos em derrotas de facto. Seguro ganhou umas Europeias mas perdeu o PS para ele, Passos ganhou as Legislativas mas perdeu o lugar de Primeiro-Ministro.
Ou talvez não... Nada nos garante que o Cavaco vá indigitar o Costa como novo PM e tenhamos mesmo um XXI Governo do PS. O Passos pode ficar como PM de um Governo de gestão...
Mas esse cenário também me parece cada vez mais remoto por 2 razões:
1 - O próprio Passos e restantes membros do Governo que falaram ontem, disseram que vão continuar a lutar no Parlamento, assumindo portanto que se tornam agora na oposição;
2 - O acordo do PS com PCP, BE e os Verdes, que só foi assinado ontem (provando que não existia quando o Cavaco indigitou o Passos) pelos vistos dizem que só o PS será Governo e os restantes partidos apoiarão esse Governo no Parlamento.

O Cavaco disse há 3 semanas que não aceitaria um Governo com forças anti-europeias, dando logo uma recusa a um Governo de Esquerda que se falava na altura, mas pelos vistos o Governo será só do PS. Assim o Cavaco perde uma das razões para não aceitar. Mas por outro lado o acordo não impede moções de censura dos partidos, portanto não existe nenhuma garantia de estabilidade, tal como o Cavaco pediu. Mas essas garantias eram ainda mais ténues quando ele indigitou o Passos a 22 de Outubro, por isso mais uma vez não existem razões lógicas para o Cavaco não indigitar agora Costa como o novo PM.

E mais uma vez o que acho eu que vai acontecer? Isto é só futurologia da minha parte, o mais certo é estar errado porque perdi no último ano parte do meu poder de adivinhação.
Cavaco a contra-gosto indigita o Costa como PM que forma um Governo socialista. O Governo dura até o Marcelo ser presidente pois o Cavaco não pode dissolver a AR durante os próximos 5 meses e depois está no final do mandato e é melhor que seja o próximo a PR a decidir isto.
Pouco depois do Marcelo ser presidente o Governo vai cair. Existem várias hipóteses para ele cair, mas acima de tudo porque podem haver novas eleições e toda a gente vai querer ir a elas. O PS porque quer uma maioria absoluta. O PSD e CDS-PP porque querem derrotar a esquerda, a CDU e o BE porque estarão fartos de apoiarem um Governo do PS que tem de fazer coisas que eles não querem, e até os Animais quererão eleger mais deputados.
Isto serão as razões finais, mas também é certo que as comadres já se tenham chateado antes, sobretudo quando o peso do défice e da dívida pública e os compromissos com os credores obrigarem a um volte-face de certas políticas ou piorarem a situação.

Para mim achei piada que o primeiro acto importante do PS tenha corrido logo mal. Iam votar electronicamente mas o sistema falhou. O Ferro ficou sem saber o que fazer e foi o Luis Montenegro do PSD que propôs a solução! Será um apanágio para o futuro Governo?
Preferia que não mas temo que sim...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade