domingo, abril 27, 2014

José Rentes de Carvalho

Pelos vistos na Holanda editam-se 4 escritores portugueses (presumo que traduzidos em holandês): Pessoa, Eça de Queiroz, Saramago e ... José Rentes de Carvalho. Ainda por cima Eça só é editado porque foi José Rentes de Carvalho que pediu ao seu editor (que lhe queria oferecer um presente).

Imagino que pouca gente conheça este escritor pois só há 3 anos ele começou a ser editado em Portugal, mas atrevo-me a dizer que é o escritor português vivo mais internacional.
Figura máxima da comunidade portuguesa na Holanda, este escritor já cá mora há mais de 50 anos, tendo chegado quase por acidente.
É bastante conhecido na Holanda por ter escrito um livro sobre o país e os holandeses que já foi citado pela família real e pelo actual primeiro-ministro, "Com os holandeses".
Admito que é o único livro que tenho dele e que comprei porque me disseram que era óptimo para se conhecer melhor este país e esta gente.
Curiosamente não gostei muito. O modo como ele salta entre temas e cronologias confunde um pouco, uma vez que o livro não é um romance, e não consegui rever na minha experiência o que ele retrata. É normal, o livro foi escrito há mais de 40 anos, e tal como o Portugal e os portugueses de hoje mudaram bastante, também a Holanda e os holandeses (apesar de certos comportamentos culturais manterem-se).

Mas isso não me impede de querer ler a última obra editada em Portugal, "A Flor e a Foice" sobre o 25 de Abril de 1974, mas escrita logo em 1975 (e mais uma vez a demorar quase 40 anos para ser editado no país de origem).
A propósito da edição deste livro, Rentes de Carvalho deu uma entrevista ao jornal Sol, que é muito interessante e onde ele relata episódios caricatos, como o ser condecorado por Mário Soares por ter ouvido falar dele pela Rainha Beatrix, ou Jorge Sampaio e Jaime Gama ficarem admirados da Rainha o conhecer pessoalmente.
Leiam que vale a pena: http://sol.sapo.pt/inicio/Cultura/Interior.aspx?content_id=104315

1 comentário:

  1. Link actual para a notícia (o anterior no texto deixou de funcionar): http://sol.pt/noticia/104315

    ResponderEliminar

Opina à tua vontade