sábado, janeiro 25, 2014

Curiosidades BaKanas

Decidi partilhar com vocês algumas curiosidades do meu mundo e arredores.


A Nike começou por ser um distribuidor de sapatilhas japonesas (agora a ASICS) e as vendas eram feitas em encontros de atletismo e directamente do carro de um dos fundadores.

Praticamente todos os dias de manhã (só não sei se são todos porque não estou presente para ver) às 8 da manhã, os bombeiros de Osdorp tiram a auto-escada do quartel e testam-na até ao máximo com um bombeiro no cesto.

Gasto em média 0,9l de gasolina para ir e vir do trabalho por dia. Apesar dela estar cara ainda fica substancialmente mais barato (custo do combustível apenas) do que ir nos transportes públicos e muito mais rápido.

A cerveja mais consumida na Alemanha, a Oettinger é também a mais barata de todas e praticamente não se vende em bares nem pubs. A empresa não faz publicidade, controla directamente a distribuição e usa uma fábrica altamente automatizada para produzir a maior quantidade de cerveja possível com um reduzido número de empregados.

A Holanda per se não existe nos dias de hoje. Existem 2 províncias, a Holanda do Norte (ou Setentrional) e a Holanda do Sul (ou Meridional) que fazem parte dos Países Baixos. Apesar de toda a gente usar holandês para referir um natural do país e a língua, o termo correcto e não-ambíguo é neerlandês. Portanto todo o holandês é neerlandês, mas nem todo o neerlandês é holandês.

Descobri recentemente que passei a ultima metade de 2013 a trabalhar sem ter um contracto válido. Nada de especial mas tendo em conta que aqui pedem o contracto de trabalho para muitas coisas, tive sorte de ter passado a maior parte desse tempo em Portugal.

Apesar da história oficial ser que Ferdinand Porsche desenhou o Carocha com base em especificações dadas directamente por Adolf Hitler, a verdade é que o Carocha é uma cópia o Tatra 97 que tem praticamente as mesmas especificações e começou a ser fabricado 2 anos antes.

Nos Países Baixos têm o Dia Nacional da Tulipa onde em Amesterdão as pessoas podem ir buscar uma tulipa na praça Dam. Curiosamente esse dia é em Janeiro, em pleno Inverno.

Noutro dia não resisti ao prazer proibido de me peidar sozinho no elevador. Logo a seguir ele parou e entrou uma vizinha.

De acordo com um estudo (feito de forma relativamente simples) uma pessoa com o salário mínimo em Portugal pode comprar 269 cervejas. Aqui na Holanda, pode-se comprar 761 e na Bélgica pode-se comprar 1028.

Os holandeses gostam muito de se queixar do seu país, nomeadamente do tempo, da burocracia, dos impostos e da saúde. Mas quando um estrangeiro (ou imigrante) se queixa precisamente do mesmo eles ficam ofendidos, alguns até consideram uma ofensa pessoal.

Antes de chegar aos 30 anos, vários colegas meus me diziam que quando lá chegasse também teria cabelos brancos. Tenho alguns é verdade, mas é sobretudo pêlos da barba ... e dos tomates!


E finalmente uma ultima curiosidade:
Antes cagava sempre depois do café ao almoço e agora estou a cagar depois do pequeno-almoço...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade