terça-feira, agosto 29, 2006

Coisas da bola

A semana passada foi interessante em termos futebolisticos. Começou logo com o Glorioso a apurar-se para a fase de grupos da Liga dos Campeões, tornando possivel a Portugal estar representado na competição maior de clubes, eu digo mesmo do mundo porque é a mais mediatica e a que da' mais dinheiro, com 3 clubes. Para mim é mais um claro sinal que o futebol portugues tem evoluido, notando-se isso quer a nivel de selecção, quer a nivel de clubes. Ja' ha uns anos eu contrariava aqueles que diziam que o campeonato estava cada vez pior (diziam isso pq os grandes começaram a perder mais pontos com os pequenos) e qd eu referia que isso era bom pq mostrava uma nivelação dos clubes, eles apontavam que era uma nivelação por baixo. No entanto nos ultimos anos temos visto boas prestações dos clubes portugueses a nivel europeu, liderados obviamente pelo FC Porto que conquistou 1 Taça UEFA e 1 Liga dos Campeões, mas também com alguma contribuição do Boavista (boas prestações na Champions e semifinalista da UEFA), do Sporting (finalista da UEFA) e o Benfica o ano passado a dar tb a sua pequena contribuição com a ida aos quartos tendo eliminado o Liverpool, o campeão em titulo (não sei sinceramente se isso traz alguns pontos de bonus).
E também temos 3 equipas na Taça UEFA, portanto 6 equipas ao todo a disputar competições europeias, tendo ja' sido ultrapassadas as pré-eliminatorias.

O sorteio da Champions foi benevolente com o Benfica, tendo-lhe calhado um grupo claramente acessivel, e acredito sinceramente (olhando para a prestação do ano passado) que o Benfica pode ficar em 1° do grupo sem muitas surpresas. O FCP também não se podera' queixar da sorte, uma vez que o grupo parece ser acessivel, tendo o Arsenal papel preponderante sobre o resultado deste mesmo grupo, pois o Arsenal é uma icognita; quando esta' bem no campeonato, esta' mal na Europa, e vice-versa. E tendo o sorteio corrido bem a 2 equipas, acabou por ser o Sporting a não ter sorte e calhou num grupo muito complicado. Logo porque apanha uma equipa italiana (que para mim é o pior que pode calhar a equipas portuguesas) , o Bayern que é um "gigante" da Europa, e os russos que são sempre "perigosos" (se bem que para mim os ucranianos ainda o são mais).
Mas claro que o futebol não é nenhum ciencia exacta e tudo pode acontecer. No final até poderemos ter um Sporting em 1° do Grupo e um Benfica eliminado, sem sequer ir à Taça UEFA. No entanto não acredito nisso (muito menos o espero, sobretudo a parte do Benfica eliminado!)

Mas o melhor do futebol ainda estava para vir. A Liga Portuguesa ia começar no fim-de-semana, mas no ar ja' pairava a incerteza em relação à despromoção do Gil Vicente. Apesar de a FIFA dizer que no futebol não ha' recursos aos tribunais publicos, o Gil recorreu da decisão da Liga aos mesmos, seguindo alias um conselho dado pela FPF.
Resultado, o juiz (ou juiza) decide suspender a despromoção do Gil, mas diz que os jogos se realizam na mesma, sendo o Gil a jogar na 1° Liga e o Belenenses na 2°! Decisão estupida a do juiz. Obviamente a Liga fez o mais correcto, suspendeu os jogos todos.
Seria realmente ridiculo o Gil estar a jogar na 1° Liga, o tribunal depois dar razão à Liga e ele ser despromovido, tendo no entanto jogado 2 ou 3 jornadas! Como é que seria depois? Portanto a Liga foi contra o tribunal, mas para mim fe-lo correctamente.
Agora esperemos o que o tribunal diz. Mas se o tribunal achar que a Liga teve razão e o Gil for despromovido temos um segundo problema. O Leixões apresentou agora o caso que se o Gil desce, ele é que deve subir à Liga e não o Belenenses permanecer. Vamos a ver no que isto vai dar.
Para mim estou a ver algo do género que aconteceu em Espanha, ha' uns anos. Volta a Liga a ter 18 clubes, e assim fica o Gil e Belenenses, e sobe o Leixões, e vivem todos felizes para sempre.
O problema é que o campeonato ja' começou! A Liga preferiu ir de férias na vez de decidir o caso do Gil com tempo, e agora a resolução do imbroglio podera' ter resultados muito complicados.

Com isto tudo até os resultados desportivos ficaram pra segundo plano, com a curiosidade de os favoritos terem ganho pelo mesmo resultado, 2-1, jogando em casa. E o Jardel, agora a actuar no meu segundo clube, o Beira-Mar, mesmo gordo e fora de forma (mas a recuperar ao que parece) la' voltou aos golos!

E o meu Glorioso? Não jogou, mas contaram-me o festival que se passou no domingo. O Gil foi pra Lisboa com adeptos e tudo, ao que parece mais até do que nos jogos em casa. Como o Benfica não abriu os portões do estadio foram para o Jardim Zoologico. Afinal devia era ser o Passeio Sénior da Camara de Barcelos. Os meus avos também o fizeram no inicio do Verão deste ano.
Mas pq é que o Gil foi para a Luz, tendo a Liga ja' dito que os jogos estavam suspensos? Pq pelos vistos, o Luis Filipe Vieria, na sua "matarruanice" recorrente, disse que o Benfica subiria ao relvado pra jogar, e como o estadio até tinha balnearios a mais, tb podia ir o Belenenses.
E realmente deveria tb ter ido o Belenenses. Assim disputavam um torneio triangular, e o prémio poderia ser um galo de Barcelos gigante, com a cabeça do Major...

Nota: Ja' tenho a imagem do troféu do torneio triangular do Gil, mas não estou a conseguir "publicar" a mensagem no blog. Assim que o conseguir a imagem estara' disponivel para todos verem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade