domingo, julho 02, 2006

E agora, Portugal?

Cá estou eu de volta, depois de 2 semanas de abstinência de dissertações. Tinha as minhas razões pra isso. As 2 ultimas semanas foram intensas. Estamos em pleno Mundial 2006, e para ele está reservada uma parte importante da minha atenção. Foi também a minha ultima semana duma estadia de 3 meses no Reino Unido e nesta semana que hj acaba foi a minha primeira de uma nova estadia, agora em França.

Por essas razões e provavelmente outras, o blog ficou meio para o esquecido. Mas hj, num dia importante desportivamente falando, estou de volta pra "dissertar" sobre um dos meus assuntos favoritos.

A foto é obviamente bem escolhida. O Ricardo desta vez merece os aplausos. É verdade que um penalti defendido tem muito a ver com o marcador, pq digam o que disserem um penalti bem marcado, com força e colocado é indefensável. O Ricardo defendeu 3, feito inédito no campeonato do mundo, pq os ingleses que os marcaram foram displecentes, mas não lhe tiro o mérito. Acho mesmo que agora merece mais os aplausos do que no Euro 2004. Por isso a foto vai pra ele...

Tenho que vos dizer, que os resultados dos quartos-de-final eram os que eu esperava. Pode parecer que agora venho dar uma de expert, porque estou a comentar depois dos jogos. Realmente tenho pena de não ter posto as minhas previsões no blog antes. Mas alguns conhecidos meus poderiam vos garantir, que esta semana, antes dos jogos eu disse que seria Portugal-França e Alemanha-Italia nas meias. Apesar de não ter dito taxativamente que era Alemanha-Italia, eu disse algo do género, que volto a dizer agora, e que são as minhas previsões para o que resta do Mundial:
Infelizmente, Portugal perde para a França, porque nós não conseguimos ganhar a esses gajos. E depois ficamos em quarto lugar, pq vamos disputar o terceiro lugar contra a Italia, e esses são outros a quem nós não ganhamos mesmo que joguemos 1000 vezes melhor. E a França vai ser campeã pela segunda vez, quando ninguém o esperava.

E foi esta a previsão que fiz esta semana para alguns amigos e colegas de trabalho, que alguns deles até se riram de mim, e afirmaram à "boca cheia" que o Brasil não teria problemas em ganhar à Inglaterra nas meias...

Mas e que tal fazer um retropesctiva? Pode ser... Este foi um campeonato "curioso". Aparentemente nenhuma equipa se impôs a jogar. Durante a fase de grupos apenas uma selecção me pareceu estar realmente forte: a Espanha, mas esses como de costume nunca são de se fiar qd é a sério, e mais uma vez depressa sucumbiram aos pés de uma França que jogou melhor nesse jogo, mas que passou a fase de grupos à justa e fazendo alguns jogos bem fraquinhos! De resto, nenhuma equipa das que estavam nestes quartos tinha demonstrado um nivel realmente superior. Até a Argentina, que depois de ganharem 6-0 à Servia & Montenegro, foi posta num pedestal e muita gente dizia que seriam campeões. Mas a verdade é que tinham ganho à Costa do Marfim à justa e com uma exibição não muita conseguida, empatado com a Holanda, e ganho ao Mexico nos oitavos com muita dificuldade! Pra mim a Argentina (sempre perigosa) não era aquela máquina demolidora que os media diziam depois dos 6-0. O Brasil tb nunca convenceu, e tal como eu pensava foram tacticamente "massacrados" pela França... Portugal tem estado sólido, mas sem convencer também. A Italia é aquela coisa de sempre, aparentemente são bafejados pela sorte, nunca parecem jogar pra ganhar, mas vão ganhando... A Alemanha apesar de ter mostrado falhas nos 2 primeiros jogos vem em crescendo, e parece ser a unica equipa que esta a afirmar-se nesta fase final. Mas por razões de "estilo de jogo", acho que a França vai realmente ser campeã. São tacticamente muito bons (pelo menos agora parecem estar) e os estilos de jogo de Portugal e Alemanha costumam assentar no estilo francês. Já os italianos serão uma pedra no sapato pra qq equipa, mas julgo que os alemães os eliminarão... Se no entanto a Italia for à final, acho que tem 70% de hipóteses de ganhar, seja contra quem for!

Bem, agora vou 2 semanas de férias. Andarei "por aí" a fazer alguma coisa, mas em principio comprarei uma placa 3G pra ter net onde quer que esteja

Mas amanhã não escapa, um mail aos ingleses, que qd saí de lá já me diziam que depois mandariam um e-mail a dar os pesames (isto foi antes do jogo contra a Holanda), mas 2 eliminatórias depois, ainda lá estamos. Agora não posso perder a oportunidade pra mais uma vez mostrar-lhes que apesar de eles terem "inventado" o futebol, nem eles sabem jogar assim tanto, e sobretudo não percebem nem um terço do que pensam (eu estive lá e sei que eles nunca pensaram que o Portugal fosse tão longe e admiravam-se de eu estar contente por ter calhado a Holanda, pois pensavam que a Holanda era indiscutivelmente melhor que Portugal!)... Coitados, são ingleses...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade