quinta-feira, maio 06, 2021

Como fazem os outros pais?

 

A minha quarta terapeuta, a B., fez aquilo que muitos psicólogos fazem quando lhes colocamos uma espécie de dúvida existencial: virou a pergunta pra mim. Dizia-lhe eu noutro dia que não sabia como poderíamos gerir casa e cuidar das crianças caso eu e a Carolina tivéssemos os 2 actualmente um emprego dito "tradicional", em que estaríamos fora de casa a maioria do dia. E ela perguntou: e como fazem os outros pais?
Obviamente a pergunta era sobre outros pais que estão aqui e que tal como nós têm mais que um filho para cuidar e não têm apoio familiar. E nalguns casos eu não sei mesmo como fazem, mas abrangendo mais o critério eu sei o que fazem outros pais. E hoje que fui com eles ao parque depois de jantar, apesar de me sentir esgotado pois tinha estado 3 horas fora de casa para uma consulta com o Sebastião e são 3 horas que tenho de compensar no trabalho de alguma forma, ao ver outros miúdos a brincar veio-me a pergunta e várias respostas.

Como fazem os outros pais? Alguns pais mandam os miúdos brincar na rua sozinhos durante largos períodos de tempo e assim ganhar tempo para fazer algo sossegado nem que seja descansar ou literalmente coçar os tomates.
Outros pais recambiam as crianças para casa dos avós, ou vão buscar-los lá depois de completado o dia de trabalho (seja em casa, fora, ou no escritório/loja/oficina/obra).
Outros pais têm de os colocar no BSO (ATL) pois não têm outra solução possível.

Tem aqueles pais que usam a TV e outros aparelhos eletrônicos como "ama-seca", às vezes o dia de trabalho inteiro.
Outros não gastam muito tempo com cozinhados, que enfiando-lhes umas sandes ou cenas embaladas seja ao almoço ou jantar chega perfeitamente, e para quem cresceu habituado assim, até acha que é o melhor do mundo.
Tem pais que podem de manhã mandar as crianças que madrugam para a sala e ver TV enquanto dormem mais um pouco. E alguns desses ainda tem a sorte dos miúdos arranjarem, bem ou mal, o seu pequeno-almoço.
Outros pais não precisam de muito tempo para meter as crianças a dormir e por isso o ritual do banho, xixi e cama é coisa rápida e dá para ir arrumar a mesa e cozinha do jantar e ver alguma coisa no sofá na paz do Senhor.

Mas tem pais que não fazem nada disso, e conseguem ainda assim gerir tudo muito equilibradamente e ainda terem tempo para eles de forma a serem também marido e mulher e não apenas pai e mãe.
E tem outros que também tentam fazer o melhor e estarem presentes o mais possível mas com muito custo, com muito sofrimento e esgotamento.
Tem pais que são vários e pouco ou nada fazem. Mas tem pais que são só um(a) e mesmo assim conseguem fazer tudo.

Eu não sei realmente o que todos os outros pais fazem. Conheço alguns exemplos de tudo o que escrevi em cima. Uns são sempre de uma maneira, outros vão adaptando conforme as ocasiões.
Quanto a nós, ainda não sabemos como lidar. Ou eu, uma vez que estou a escrever em meu nome. Sei o que queria ser, sei que não o estou a ser mas não sei ao certo o que deveria ser...
Talvez um dia consiga fazer muito do que os outros pais fazem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade