quinta-feira, abril 01, 2021

Estimo bem que vos fod...

É a segunda vez que utilizo esta imagem num texto aqui no blog. Desta vez é dedicada a um trio de pessoas que fizeram parte da minha vida (sobretudo profissional) em 2019-20. Esse trio já foi mencionado nos meus desabafos aqui (último parágrafo) e também aqui, e, como me acontece imensas vezes quando venho escrever, estava convencido de ter partilhado as minhas opiniões e frustrações de forma mais directa e completa, mas agora não encontro nada; ou fi-lo noutras redes sociais ou foi em conversas pessoais (e isso foi de certeza e com mais que um interlocutor).

Mas agora vou ser mesmo mais brusco: os manguitos são dedicados aqueles três estarolas que me rebaixaram com mentiras, me fizeram duvidar das minhas capacidades, e apesar de todo o paleio bonito e dos valores da empresa (que eu sei que eram seguidos pela grande maioria da malta que lá estava) nem uma chance me deram, quanto mais uma segunda oportunidade para mostrar o meu valor, apesar de já o ter feito na segunda metade do meu contrato...
Como me ensinou o meu antigo colega Xor Ventura: Estimo bem que vos fodais!

Mas por outro lado não estou só a mandá-los pró caralho com este gesto, estou também a dizer "chupem cabrões que quem se ri por último ri-se melhor!". E porquê? Eu passo a explicar...
Quando entrei para a Atlassian em 2019 estava muito contente. Como já tinha escrito aqui, era uma espinha atravessada na garganta que tinha e todos os meus ex-colegas da IBM que para lá tinham ido estavam a adorar (e a serem bem sucedidos). Gostei muito do que aprendi por lá, do ambiente, da grande maioria das pessoas e sobretudo de ficar a conhecer o que é trabalhar para estas empresas mais inovadoras, estilo startup, que só conhecia de artigos ou filmes e séries sobre outras empresas similares de Silicon Valley. A compensação também seria boa, pois apesar de menos dinheiro por mês, ou melhor por hora, de salário, teria acesso a vários benefícios, aos habituais bónus tão comuns aqui nos Países Baixos e sobretudo a compensação através de RSUs, uma oferta que poderia ser a base dum belo fundo de maneio para o futuro. Só que pelo facto de só ter ficado 1 ano, em combinação com a minha data de entrada (tivesse entrado 1 mês antes ou 1 mês depois, teria recebido a primeira tranche do pacote das RSUs) não tive compensação extra nenhuma, nem sequer o bónus que me foi atribuído em Janeiro mas como era também via RSUs, PUFFF, esfumou-se...

No meu último mês soube ser raro no escritório de Amsterdam não renovarem por outro ano mesmo quando há dúvidas, pois a própria empresa advoga que os novos empregados precisam de pelo menos 2 anos para estarem bem integrados e em plenas funções! Por isso mais uma razão para bem estimar que eles se fodam! Palhaços...
Mas como escrevi em cima: chupem cabrões! Fiquem lá com os vossos bónus anuais e os vossos RSUs!
Afinal mandarem-me embora fez com que viesse para a Zoom, e se eu estava desapontado na altura pois tinha novo corte de salário e em teoria menos benefícios, afinal encontrei ouro no que pensava ser uma mina de prata!

Para começar, devido à pandemia as coisas mudaram imenso na Zoom: o crescimento da empresa foi meteórico e como toda a gente passou a trabalhar de casa, eles passaram a dar um benefício mensal que podemos usar para despesas comuns: 1-0.
Depois, devido aos excelentes resultados, tem havido pagamento de bónus a cada trimestre: 2-0.
O valor em bolsa disparou durante 2020, e apesar de actualmente estar a pouco mais de metade do valor máximo atingido, o valor do pacote das RSUs é muito superior ao que seria da Atlassian (e que era inicialmente mais valioso): 4-0.
E o mais importante é que apesar de ter tido um ano muito pior do que a situação da Atlassian, e apenas ter conseguido mostrar parte do meu valor em 3 meses, a Zoom renovou o contrato e vai-me dar outra oportunidade (e só não entrei nos quadros devido a ter estado muito tempo de baixa, o que tem toda a lógica): 8-0.
Todos os valores desta empresa começam com "We care" (Nós preocupamo-nos) e pela experiência que passei, e ao contrário até das minhas expectativas iniciais, eles fizeram jus ao valor e mostraram que é verdade por todo o apoio dado durante o meu momento mau, ao contrário dos 3 estarolas: 16-0!
Uma cabazada, sem hipóteses!

Outra pequena razão para os olhar com desdém: depois de 2020 toda a gente sabe o que é a Zoom, e a empresa/produto até se tornou o vernáculo para video-conferências e trabalho remoto (um pouco como Google é o vernáculo para pesquisar na net) enquanto que tem gente que mesmo sendo da área IT e usar os seus produtos, nem pronunciar correctamente Atlassian sabem!
Suck on it, suckers! I'm out!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade