terça-feira, junho 11, 2019

Não é só por causa da matrícula


Escrevi no Facebook, quando partilhei a foto à direita há 4 dias, que confirmava as minhas suspeitas da principal razão de não ter apanhado multas de excesso de velocidade em zona de radar aqui na Holanda era porque o carro antes tinha matrícula portuguesa. É que como se pode ver pela data da foto do radar, bastou 1 mês e meio do carro ter matrícula holandesa para receber uma das famosas cartas de multa, que tanta outra gente que conheço já se queixou de ter recebido várias vezes.
Mas pensando bem, dizer uma coisa dessas sugere que eu que ando sempre depressa ou antes apanhei várias multas de velocidade. Mas nada disso; portanto o melhor é ser mais rigoroso e falar aqui do meu historial de velocidade e multas.

Sendo este meu blog público, qualquer pessoa pode ler. A maioria conhece-me pessoalmente, mas alguns só me conheceram depois de sair de Portugal, outros só me conheceram quando ainda era um rapaz novo. O BaKano de agora é um composto de experiências do passado, influenciado por diferentes pessoas e diferentes ambientes. E nos últimos anos influenciado por diferentes culturas...
Mas depois destas palavras um pouco mais filosóficas, voltemos ao tema: o BaKano e a velocidade.
O BaKano adora velocidade. O BaKano teve vários anos da sua vida em que fazia parte da comunidade tuning de Portugal, pelo menos aquela que era de coisas positivas (mecânica), participou nos primeiros track-days que se organizaram em Portugal, e gostava de sair à noite com o seu Clio bufante (tinha pouco mais de 100CV) e ir dar gás nos troços sinuosos de serra, às vezes fazia uns picanços... Aquilo que algumas pessoas até chamariam de street-racer... Sem esquecer que também teve uma mota a sério...
Mas apesar disso tudo, o BaKano era cuidadoso na maioria de vezes; e em Portugal, onde já chegou a dar 220 km/h de ponteiro em auto-estrada mas também em estradas nacionais, só apanhou uma multa de excesso de velocidade e por ir a 119 km/h numa auto-estrada (está no 3° parágrafo)!

Deixando-me dessa parvoíce de tratar-me pela terceira pessoa, quando vim para a Holanda até deixei de saber andar depressa. Mas na verdade apanhei logo uma outra multa de velocidade, nos primeiros 2 meses de ter carro aqui. Está tudo contado no quarto parágrafo desta crónica de 2011.
Eu lembrava-me desta multa mas o que não me lembrava era terem sido exactamente os mesmos valores: radar mede 63km/h e a multa é de 60km/h!

São 3 multas de excesso de velocidade em mais de 23 anos de carta de condução. Talvez 4, tenho ideia de ter recebido por correio uma multa de Itália, de 2017, mas não encontrado outra informação não posso dar detalhes. Sei que tive uma outra multa em Itália, mas por ter entrado na zona do Vaticano para fugir ao transito e só ter visto o sinal de que era restrito quando já não dava para evitar. Conduzi por 2 alturas diferentes em Itália e das 2 levei multa...
Mas também já conduzi por outros países e fiz várias viagens Holanda<->Portugal. Só por uma ou outra vez levei flashada dos radares automático em França (e por burrice, não reduzir a velocidade a tempo pois sabia deles) mas nunca recebi multa por correio, talvez por serem de valores baixos.

Por isso ter escrito que a principal razão de não ter levado multas aqui era por andar de carro de matrícula estrangeira não foi suficiente. Sim, devo-me ter safado uma ou outra vez de multa por isso, mas na maioria das vezes ando dentro dos limites sobretudo em zonas controladas. Também é fácil escapar a multas se acompanhar-mos os outros carros. No caso desta mula de agora o problema foi o carro que ia à frente ter abrandado mas eu, que ia distraído, demorei a aperceber-me que era por radar de velocidade e ter só levantado o pé mais tarde, até porque já passei naquela estrada várias vezes e já tinha reparado que o transito ia sempre nos 50km/h mesmo quando antes vinha um pouco mais rápido (estrada de 2 faixas numa zona sem passadeiras nem cruzamentos de bicicletas).

Se chegaram até aqui, podem também ler a Crónica do Colar, que publiquei mas não cheguei a partilhar pelo Facebook...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade