sábado, abril 06, 2019

Desfiz o erro e "limpei" o meu registo


Eu estava convencido que tinha escrito qualquer coisa antes sobre a Atlassian, e não estava a encontrar nada no blog nem na minha cronologia do Facebook. Já tinha começado a escrever o início da estória para contextualizar quando me lembrei de ir ver o primeiro texto de Maio de 2016 e bingo, acertei, eu tinha mesmo falado da Atlassian, sem mencionar a Atlassian, no postscriptum da crónica desse dia.
Por isso aconselho a abrir o link, e saltar directo para o fim. O que escreverei a seguir é uma continuação desse apontamento...

Foi a Atlassian que me rejeitou há 3 anos atrás. Concluí o meu desabafo dizendo que "se calhar o tempo vai mostrar que foi também a decisão correcta para as 2 partes" e posso agora confirmar que foi mesmo. Porque agora eu vou trabalhar para a Atlassian e se há 3 anos eles ficaram com uma ideia errada de mim e demoraram semanas a dar-me uma resposta, desta vez demoraram menos de 1 dia (depois de eu lá ir) e a empresa também não parece ser exactamente a mesma que era há 3 anos.
A Atlassian foi um espinho que me ficou atravessado na garganta por diversas razões mas as principais são: foram os primeiros (e até agora únicos) que me rejeitaram; eu queria mesmo ir trabalhar para eles; e finalmente depois de mim 3 outros colegas da IBM/HCL foram para lá o que me deixou mais desapontado.

Com o feedback detalhado que o meu mais recente colega que se transferiu para lá me deu, antes e depois do processo, eu confirmei que há 3 anos a gestora do Suporte não "gostou" de mim. Ela já não está lá, tendo sido substituída por um francês que jogou em meu favor pois eu sabia que cartas usar. E foi tiro e queda, ele saiu da nossa conversa muito impressionado e com a decisão (dele) de contratar imediatamente. Voltei a não convencer a 100% no lado técnico mas isso é normal porque venho de outra empresa onde se trabalha de maneira diferente, o nível de conhecimento não é exactamente o mesmo (por exemplo não sei de cor as sintaxes correctas de comandos UNIX/Linux porque até agora sempre usei um script Perl para coleccionar dados de diagnóstico que executam os tais comandos com as opções que nos convinham) mas o fundamental era demonstrar o nível e atitude certas e isso desta vez correu bem.

Como a Atlassian foi até agora a única empresa que me rejeitou no passado mas agora aceitou-me, eu corrigi o erro e limpei o meu registo, pois posso voltar a dizer que tive 100% de ofertas a todas as empresas pelas quais passei por uma entrevista de emprego (não conto aquelas a que me candidatei mas nem recebi resposta ou não passei do primeiro contacto).
E todo este processo de procura de emprego que iniciei em Fevereiro, subiu-me outra vez o nível de bazófia. É que na mesma tarde em que recebi a confirmação que a Atlassian queria me contratar, recebi outra oferta de emprego, de uma empresa que também ficou muito impressionada durante o processo das entrevistas e que eu também gostaria de trabalhar, mas a Atlassian era melhor em tudo.

Começo a trabalhar no Dia do Trabalhador, no 1° de Maio. Podia ter começado logo no 1 de Abril mas para além de ser um melhor presságio começar no dia do trabalhador ao invés do dia das mentiras, eu achei que seria bom estar 1 mês em casa e também aproveitar as férias escolares de Maio que este ano começam na Páscoa.
Melhoro o anterior registo de desemprego, em que demorei 1 mês a arranjar emprego e estive 2 desempregado, pois agora arranjei emprego 2 semanas antes de terminar o anterior e só vou estar "desempregado" 1 mês.
E quebro também a sina que durava desde 1995: a sina de trabalhar para empresas cujos nomes são uma sigla de 3 letras. Não me livrei do azul (a cor da Atlassian é também azul) nem me livrei de trabalhar para uma empresa multinacional não-europeia (esta agora é australiana).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade