terça-feira, abril 03, 2018

Não gosto de certezas absolutas


Antes de mais um aviso: apesar da imagem usada e o texto surgir-me por o Benfica ter passado para a liderança do campeonato, esta dissertação não é maioritariamente sobre a classificação nem sobre o eventual vencedor da Liga deste ano, apesar de ir falar nisso. Feito o aviso, comecemos:

Como o título deveria dar a entender, eu não gosto de usar adjectivos ou advérbios absolutos para falar de coisas futuras, apesar deles serem apropriados em certas ocasiões, sobretudo quando estás numa alegre confraternização entre amigos e dizes algo como "Jamais eu vomitarei bêbado em público!" e 1 hora depois estás sentado nas escadas à porta do bar a vomitar para os degraus mais abaixo. Aí acho bem, que é para passar vergonha e ser logo desmentido pela dura realidade da vida.
Mas tal como um gajo passa vergonha quando afirma estas certezas absolutas de peito feito nestas alturas, também as passa quando gosta de as dar no dia-a-dia em conversas mais sérias, ou então as escreve seja no seu feed duma rede social ou até mesmo num artigo de jornal.

O desporto é uma das áreas onde muitos de nós nos achamos especialistas, temos muitas certezas e gostamos de as dar. Eu não sou excepção, e várias vezes também dou a minha opinião como que em jeito de verdade. Com a idade aprendi a ser mais cauteloso porque uma coisa é as probabilidades, outra é a tua impressão e outra é o que acontece mesmo.
Muitas vezes fazemos previsões com base no que em inglês se chama um educated guess, em português opinião abalizada, que é perfeitamente aceitável e muitas vezes o correcto. No caso do futebol pode-se dizer que é quase impossível uma equipa portuguesa ganhar a Liga dos Campeões, tendo em conta o peso dos ditos gigantes europeus, mas mesmo assim o FC Porto ganhou uma com o Mourinho, quando logicamente já era bastante improvável que isso acontecesse. Por isso mesmo eu escrevi antes "quase impossível" e não impossível. Eu sei que pode acontecer, qualquer uma das equipas que começa a fase de grupos pode vir a ser o vencedor por mais improvável que fosse esperado.
Não esqueçamos que a Dinamarca foi campeã europeia em 1992 quando nem sequer se tinha apurado para a fase final!

E é por isto que os resultados desta Jornada 28 da Liga 2017-18 e a classificação à jornada me dão um gozo particular.
Lembro-me de há uns meses atrás, quando o Benfica tinha mais pontos de desvantagem para FCP e Sporting do que vantagem para o Braga, de ler numa crónica de um jornal que já estava afastado de título porque nunca iria recuperar a desvantagem por completo. Quando há 1 mês o FCP derrotou o Sporting, li nas redes sociais de vários sportinguistas que o Porto já era o campeão garantido e quando um outro benfiquista respondia que ainda não estava decidido era descartado com garantias absolutas.
Mas curioso, a 1 mês e meio de acabar a Liga o Benfica vê-se na liderança da Liga e curiosamente é o Sporting que tem o Braga à perna...
O impossível aconteceu e o campeão garantido afinal ainda não o é.

Mas vai acabar assim? Sei lá eu! Daqui a 2 semanas jogarão os 2 primeiros e aqueles que parecem ser os únicos candidatos, apesar de matematicamente o Sporting ainda estar na luta. Esse jogo pode voltar a baralhar tudo mas pode colocar o Benfica com um pé no lugar cimeiro do pódio. Mas já na próxima semana pode mudar tudo outra vez.
É assim mesmo o desporto, nunca é garantido o resultado que vamos ter, a não ser quando o mesmo foi encomendando antes. Que é o que muita gente pensa que acontece mesmo, quando a sua equipa não atinge os resultados e objectivos esperados.

O FCP foi dominador durante a maior parte da minha vida de adepto de futebol até agora. Ganhou vários títulos consecutivos, ganhou uma Taça dos Campeões, ganhou uma Taça Intercontinental, ganhou um Penta, ganhou uma UEFA e ganhou uma Liga dos Campeões, tudo coisas que eu assisti. A nível interno eu também caí no discurso fácil que era tudo graças à corrupção mas os títulos internacionais e as boas prestações nas competições europeias (era quase sempre melhor que o Benfica e Sporting) eram uma prova que o Porto ganhou com mérito e foi a melhor equipa nesses anos todos.
Como disse, na altura para os outros, benfiquistas como eu mas não só, era tudo graças à corrupção.
Agora é ao contrário. O Benfica fez uma coisa impossível (já escrevi que me disseram que nunca na vida, o Benfica seria novamente Tricampeão), agora pode fazer outra ainda mais impossível (quantos se lembram de ver nos últimos anos mensagens partilhadas a dizer "nunca serão Penta"?) e o discurso inverteu-se.
E disso eu tenha pena, de quão pouco valor se dá aos vencedores, mas admito que tenho um gozo de ver aqueles que criticavam em anos anteriores os outros adeptos a terem precisamente o mesmo comportamento agora que as posições se inverteram.

Concluindo: vou aproveitar esta semana para este regozijo pessoal; espero que dure até ao dia 15 e depois no jogo dos 2 primeiros (serão ainda os 2 primeiros mesmo que percam ambos na próxima jornada) possa estar ainda mais descansado (se o Benfica ganhar ganha também uma derrota à borla para às últimas 4 jornadas). Parece que não escrevi isto aqui no blog, mas disse-o a pessoas, e terei escrito noutras redes, que já fiquei satisfeito por ver o SLB ganhar um Tri, não estava à espera do Tetra mas tendo acontecido ficaria desiludido por não ganharmos o Penta. E em Dezembro aquando do desaire na Champions League escrevi que se o Rui Vitória ganhar o Penta toda a gente esquecerá aquele desastre. Espero sinceramente parabenizar o Rui Vitória no próximo mês.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade