terça-feira, março 06, 2018

Desta vez não perdi!



Há 1 mês atrás eu escrevi este tweet, que em Português diz algo deste género: "Bitcoin até estava a comportar-se bastante bem, de um ponto de vista de investimento; Pelo menos até eu ter comprado alguns..." E as hashtags eram para dizer "história da minha vida", "quando eu compro eles caem" e "chamem-me se quiserem que o mercado caia".
Isto tudo porque a compra de bitcoins foi a minha terceira ou quarta tentativa de fazer um investimento financeiro, desta vez no entanto fugindo um pouco aos investimentos mais convencionais.

A primeira vez que me lembro foi logo em dose dupla. Foi na altura em que se podia comprar acções da EDP, quando a empresa foi para a bolsa. Por essa altura eu pensei que para além das acções da EDP podia investir num Fundo de Investimento. Como ainda era cliente da CGD que era o banco envolvido na operação da EDP decidi apostar num fundo deles. Escolhi um de menor risco mas que 2 anos antes tinha valorizado 120%, e no ano anterior tinha valorizado 80%. Eu pensei "ora bem, está a cair 40% ao ano mas se fizer entre 20% a 40% neste ainda é um grande investimento". Pois o que é aconteceu ao Fundo nesse ano? Desvalorizou na ordem dos 20%...
Admito que não me lembro o que aconteceu às acções da EDP, mas sei que as tinha de guardar por algum tempo, tenho na ideia que eram 2 anos. Também sei que não deram em nada. Durante esses 2 anos houve uma altura que estavam a valorizar mas quando finalmente desisti das acções, e do fundo de investimento, tinha perdido dinheiro. O Fundo tinha estabilizado as perdas, mas mesmo assim não o suficiente para recuperar da desvalorização do 1° ano desde que subscrevi.

Pelo meio sei que também comprei umas acções da PT mas desta vez usando o MillenniumBCP. Onde também pus algum dinheirito num plano qualquer de investimento que envolvia um carteira mais diversificada. Também só me consigo lembrar que não tive ganho algum. O mais certo foi ter liquidado tudo quando estava a precisar de capital para comprar algo caro, ou o apartamento ou um carro, ou então esturrar dinheiro em gajas, que diga-se de passagem é muito mais bem empregue que em investimentos no mercado financeiro fracassados...

Mas este ano foi apanhado pela bolha, ou febre, das cryptocurrencies. A uma determinada altura em Janeiro li um posto no Facebook de um ex-colega que tinha comprado €1000 de bitcoins um mês antes e que naquele dia os tinha vendido por €2000. Fez 100% em 1 mês (o que traduzido em taxa anual daria 1200%, uma coisa doida!). Eu pensei que tinha de tentar e decidi também experimentar com €1000 a ver o que dava. O maior problema foi que comprar bitcoins, apesar de muito mais simples do que investir no mercado financeiro, não se faz em 2 minutos. Tinha de arranjar uma carteira electrónica (wallet) onde os guardar que podia ser num site, no smartphone ou num ficheiro no computador. Enquanto andava a ler sobre o assunto para escolher a wallet melhor para os meus objectivos tive de ir fazer outra coisa qualquer e deixei o assunto de molho. Voltei ao mesmo passadas umas 2 ou 3 semanas e lá comprei €1000 em bitcoins, o que ao valor da altura deu 111996,35 bits (1 bitcoin é 1 milhão de bits). Não estava a contar ter o mesmo lucro do meu colega ( e as 2~3 semanas de atraso fizeram grande diferença) mas achei que 20% a 40% era possível. Se calhar esse foi o meu erro porque essa mesma margem foi a minha aposta da primeira vez que investi. Não preciso de vos dizer o que aconteceu ao bitcoin, devem ter lido as notícias e o meu tweet que traduzi em cima diz tudo. Teve uma altura que a minha carteira que custou €1000 valia pouco mais de €750, ou seja uma perda na ordem dos 25%.
MAS ... milagre, o bitcoin recuperou. Vi um dia os 111996 bits a valerem €1050 e disse à Carolina "se chegar aos €1200 vendo". Se por ventura chegou alguma vez a esse valor desde o 6 de Fevereiro não sei. Sei que 1 dia depois de ter comprado estavam a valer pouco mais de €1100 e eu esperei (a contar com muito mais).
Neste fim-de-semana estavam a valer quase €1030 e porque estou outra vez a precisar de dinheiro para gastar numa coisa cara (ou em gajas, ainda não me decidi) vendi. Não sabia era que precisava de dar uma gorjeta aos "mineiros" que ajudam a rede do bitcoin a manter-se online por isso tive de guardar alguns bits mas hoje lá entrou na minha conta um valor na ordem dos €1020.
Feitas as contas por alto foi um pouco mais de 2% de lucro em 1 mês. Muito longe dos 20% mas na mesma muito acima dos 0,2% ao ano que os bancos dão em contas a prazo.

E apesar de ter sido um aparente fracasso, investir em bitcoins foi o meu segundo melhor investimento que fiz, depois do investimento em drogas...

PS - Agora tenho de me manter atento ao nicho, ou sub-sector, das FinTech que é para não perder esse barco e ver se consigo fazer algum dinheiro antes de se tornar popular e corriqueiro...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade