terça-feira, maio 02, 2017

Parentalidade é...


Apesar de há 2 semanas ter escrito uma crónica e usei a tag Parentalidade na verdade não disserto realmente sobre o tema, e a minha experiência e perspectiva sobre ser pai, desde Novembro do ano passado.
Tinha pensado já há várias semanas, meses mesmo daqui a mais, escrever mais um misto de crónica com dissertação que teria o título "Cocó na mão, xixi na camisa" mas já passou tanto tempo que eu nem me lembro mais de tudo o queria escrever, nem mesmo detalhes sobre os 2 episódios que originaram o título.
Mas hoje veio um pensamento à ideia quando vestia o pijama e antes que perca, mais uma vez, o fio à meada, aqui vai uma pequena lista de coisas que mostram o que é isto da Parentalidade:

- Parentalidade é acordar cedo ao Domingo não para ver a corrida da Fórmula 1 mas sim para ver desenhos animados (e a Fórmula 1 fica a gravar).

- Parentalidade é ir trocar de roupa depois do jantar não para sair e ir tomar uns copos com os amigos, mas sim vestir o pijama para (tentar) ir para a cama.

- Parentalidade é ficar no sofá da sala até depois da 1 da manhã não a ver filmes ou séries mas sim porque o bebé deve estar para acordar para beber o biberão da noite.

- Parentalidade é chegar atrasado ao trabalho às segundas não por ter acordado tarde demais mas sim por ter acordado cedo demais mas passado a maior parte do tempo na brincadeira com os miúdos.

- Parentalidade é não poder dar boleia a grupos de gajas porque já temos o carro cheio delas mas sim porque o banco de trás está ocupado com as cadeiras das crianças (em bases Isofix).

- Parentalidade é estar derreado no final de um passeio no fim-de-semana não pela grande actividade física saudável mas sim por carregar ora uma criança de 16 kg ora outra de 8,5 kg mais mochila com comida, mudas de roupa, água, etc...

- Parentalidade é não ir repetir a dose de comida às refeições em casa não por estarmos a comer menos, mas porque tem de se guardar espaço para o resto do prato do filho mais velho.

- Parentalidade é ir fazer compras e mais de metade das coisas serem para os miúdos.

- Parentalidade é ao ver as características de um futuro carro não olhar propriamente para potência, jantes ou gadgets porreiros, mas sim quantos lugares traseiros têm Isofix e se a mala ainda leva carrinho(s) mesmo com a fila extra para os 7 lugares.

- Parentalidade é não conseguir ver um filme do princípio ao fim não porque o telefone nos interrompe com chamadas ou mensagens de amigos para combinar cenas mas sim porque o baby-phone nos interrompe com choros dos miúdos.

- Parentalidade é uma pessoa estar feliz não por deitar cedo e acordar tarde fresco e fofo mas sim por deitar tarde e acordar cedo dorido e cansado para mais um dia a ser pai.

3 comentários:

  1. Falta-te aí um não na frase das gajas :p deveria ser "não porque já temos o carro cheio delas"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei a pensar nesse "não", pois na maioria das outras frases usei essa sintaxe mas a frase pareceu-me igualmente correcta como estava e deixe estar, para não ser sempre igual :-P

      Eliminar
  2. Parentalidade é padecer no PARAÍSO.

    ResponderEliminar

Opina à tua vontade