quinta-feira, maio 18, 2017

Nos aqui, nos ali...


Já vamos a 18 de Maio. Queria ter escrito isto no dia 15, que é mesmo o dia do meio do mês e veio logo a seguir ao fim-de-semana milagroso mas não deu por diversas razões. Mas por outro lado se tivesse escrito este texto na segunda-feira não iria escrever sobre o que se passou nos dois últimos dias e por isso não teria este primeiro capítulo que é...

O Capítulo da Bazófia
Há coisa de 1 mês, eu escrevi um texto que tinha o título alternativo de O post da basófia (sim, com S mesmo, só mudei agora que reparei no erro) que foi visto por poucas pessoas pois não partilhei nas outras redes sociais. Agora será partilhado indirectamente quando partilhar este texto.
Esta semana tenho mais bazófia mas sobretudo destes 3 últimos dias. Na terça e na quarta para além de fazer o meu trabalho normal de engenheiro de suporte ainda fui o gajo do IT ao ajudar 3 colegas meus a instalar e configurar software que precisamos e a ensinar 2 a usar um outro software e como fazerem para reportar um problema que estavam a ter. Para além de ter sido gajo do IT, ainda fui manager ao estar a orientar 2 colegas dando-lhes instruções de como agirem e até mesmo o que escreverem. Ás páginas tantas também me torno num administrador de sistemas para um cliente meu que por causa do WannaCry o nosso produto deixou de funcionar mas porque a partilha de pastas no Windows não estava a funcionar (nada directo com o nosso produto).
Hoje numa reunião de equipa fiquei a saber que os meus 7 colegas, que dão suporte a um outro produto, tiveram até ontem ao todo 10 casos novos em Maio. E eu tive 12 (13 com um novo de hoje). Portanto recapitulando, 7 tiveram 10, 1 teve 12. Mesmo assim eu ainda sou beneficiado. A coisa só começa a equilibrar quando eu sozinho tenho pelo menos o dobro da sub-equipa inteira.
E como trabalho pouco (não dou vazão sozinho ao trabalho completo da equipa inteira de 16 pessoas) os meus chefes decidiram-me meter num outro projecto que seria só dar uma ajuda mas depois de ter a primeira reunião afinal preciso de dar 40% do meu tempo e tem de acabar até final de Junho (e vou estar de férias na próxima semana).
Isso tudo leva-me a concluir e afirmar o seguinte: Quem mais faz, faz mais!
É uma variação simplificada da frase: quanto mais trabalho tu fazes mais trabalho te dão para fazer.

O fim de semana milagroso
Como deveriam saber, a não ser que só vieram aqui parar há pouquíssimo tempo e ainda leram pouco, ou nada, de dissertações ou crónicas anteriores, eu sou benfiquista. E por isso fique contente com a conquista do Tetra, que foi histórico porque o Benfica nunca tinha sido tetra-campeão na sua história. Mais tarde nesse mesmo dia fez-se novamente história com a vitória do Salvador (e Luísa) Sobral no Festival da Eurovisão, vulgo Eurofestival. Para mim não foi surpresa geral porque muita gente dava a canção como favorita. E desta vez o favoritismo comprovou-se com a maior pontuação de sempre desde que existem os votos do júri e os do público. Mas foi devido ao favoritismo prévio que eu assisti tanto às semifinais como à grande final em directo pela TV. Aos anos que eu não via um Eurofestival. Foi diferente porque um grupo de tugas aqui em Amesterdão usou uma publicação no grupo fechado para comentar e trocar impressões do festival. Era eu, acho que só mais 2 gajos, e muitas gajas. E eu sempre a cascar nos outros países... Se calhar um dia destes deixo aqui uma lista dos comentários mais jocosos...
Também tivemos o Papa em Fátima mas isso estava programado há algum tempo.
O que não estava programado há muito tempo era que a Carolina ia estar fora numa cena com amigas e eu passar o fim-de-semana quase inteiro sozinho com os miúdos. Essa é a verdadeira razão de ter sido milagroso pois não só sobrevivemos os 3 sem ter havido sangue nem ser preciso chamar a ambulância, como também não precisei dos serviços da Tele-gajas. E correu tão bem que no Domingo os miúdos deixaram-me ver a Porsche Supercup, o WTCC, a Fórmula 1 e o Giro tudo de seguida!

No plano político
Queria só dizer que apesar de ter escrito que já não acompanhava os devaneios do Trump, os últimos acontecimentos foram irresistíveis e lá voltei a ler e ver mais coisas sobre as asneiras que faz e diz. E digo-vos que ri bastante, até a comentar ao almoço com colegas. Mas ri para não chorar!
Eu tinha pensado fazer um liveblog para cobrir as eleições francesas, mas como o voto foi num Domingo, esquece... Domingo é tempo de família e não há cá tempo para acompanhar as notícias e actualizar o liveblog. Mas ainda bem que não o fiz. Verifiquei que as eleições francesas são um caso curioso: às 20:00 saem as sondagens à boca das urnas e o resultado da sondagem é tido como o resultado final, com os candidatos logo a cantar vitória ou assumir derrota! Muito curioso mas tira todo o suspense de ir vendo a contagem dos votos e a progressão...
Daqui a uns dias eles vão novamente a votos, agora para eleger os membros da Assembleia Nacional, e ficaremos melhor a saber quanto verdadeiro apoio tem a Front National e se realmente "ninguém", como li em vários sítios, queria o Macron, só votaram nele porque ele não era a Le Pen. A minha convicção é que o partido dele (que é novo) vai ter um bom resultado mas não vai atingir a maioria absoluta. E se a Front National tem ainda mais votos que a Le Pen teve para as presidenciais, então é altura de começar a ter medo do futuro...

Tenho um erro no título
Não neste subtítulo, no da dissertação. Mas será que tenho mesmo? Não tenho porque foi propositado. Sim, o texto pretende ser sobre nós (com acento no ó) por aqui e por ali mas queria também falar da NOS. Eu fui cliente da NOS (antes ZON, antes TV-Cabo) durante 13,5 anos. Deixei de ser o ano passado quando alugamos o apartamento e não foi feita transferência de contrato para o inquilino. Sabendo do hábito deles de continuar a debitarem facturas após o cancelamento dos serviços eu cancelei logo o débito directo. Como era de esperar enviarem uma factura do período mensal após o corte geral de serviços mas da qual só paguei a parte corresponde a chamadas em roaming (fora do pacote). Passados uns tempos começaram a vir os mails e cartas do Contencioso a avisar que tinha uma dívida em falta. As minhas explicações do motivo de não pagar a factura nem considerar que estava em falta pois foi facturada erradamente caiu em saco roto e comecei a receber mais tarde cartas e mails dos advogados. E depois mais tarde do solicitador, sempre a ameaçar com uma penhora. Eu mantive-me firme e voltei a mandar os mesmos mails, com cópia das facturas anteriores pagas por correio e fax também. Numa determinada altura mudaram de argumento, que afinal a factura respeitava ao período mensal antes do corte. Lá voltei a explicar que o argumento não fazia cabimento pois eu desde a última alteração de pacote pagava em adiantado e nem sequer os dias e contas batiam certo com a nova justificação. Durante uns tempos não recebi nada mas voltaram à carga até que eu respondi que não ia responder a mais nenhum contacto deles e que se avançassem com o processo de injunção, necessário para que possam depois proceder a uma penhora, que eu iria discordar mal recebesse a notificação do Balcão Nacional de Injunções, sendo que assim iria para tribunal onde eles teriam de pagar todos os custos iniciais do processo e até os lembrei dos vários acórdãos que se encontram na net para casos deles, num até onde o juiz recomendou veementemente a NOS (e Optimus pois é tudo o mesmo agora) a parar com tantas injunções descabidas.
Pensei que o assunto tinha morrido pois nunca recebi nenhuma notificação do Balcão sobre um processo de injunção em curso. Mas afinal os gajos são persistentes. Ontem recebi novo mail do Contencioso, ao fim de mais de 4 meses onde me dão um desconto de €10 e pico (15%) se eu pagar a dívida agora! É curioso pois há mais de meio ano que me andam a dizer que tinha a última oportunidade de regularizar a divida mas afinal tenho ainda mais outra. Presumo que vão continuar a oferecer descontos, a seguir de 30%, depois de 50%, depois de 70%, a ver se recebem algum guito. Enfim, gastam mais dinheiro no processo do que no resto. Na verdade não devem gastar pois deve estar tudo automatizado e os advogados e solicitador têm morada na sede da empresa, devem trabalhar, quando trabalham, a 100% para a NOS (antes Optimus, neste caso específico).

Finalmente, o porquê da foto
Porque daqui a 2 semanas vou mudar para outro escritório, saindo da IBM e indo para um novo da HCL. Vai ser para perto, basicamente é só do outro lado da rua. Por isso decidi em jeito de homenagem fazer a montagem de todas as fotos que tinha disponível no computador e que foram tiradas por telemóvel (3 modelos diferentes) desde Julho de 2012 até Abril deste ano (pelos vistos não tirei nenhumas fotos no escritório ou redondezas nas últimas 5 semanas).
Não tirei no escritório da IBM mas já tirei 2 fotos panorâmicas no interior do novo escritório que deixo aqui porque me apetece:

Já agora, o título não foi só por causa da NOS mas também por causa de Nós (eu, a Carolina e os miúdos). Para além do que já escrevi mais em cima sobre nós (o aqui) vamos estar de férias na próxima semana (o ali) por isso o ritmo vai ser diferente...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade