sexta-feira, maio 05, 2017

Macron VS BaKano

Existem muitos pontos em comum entre mim, o Bruno BaKano, e o Emmanuel Macron.
Ambos nascemos em 1977 em França, eu em Villeneuve-Saint-Georges, ele em Amiens. Somos os 2 Sagitários, nascidos ambos em Dezembro mas eu sou mais velho que ele 20 dias.
Tanto eu como ele não nos consideramos nem de direita nem de esquerda, politicamente falando. Alguns observadores consideram o Macron social-liberal e um observador (eu próprio) considera que eu também sou um social-liberal. Eu considero-me um ardente pró-Europeu e o New York Times considera o Macron também um ardente pró-Europeu. Ambos somos a favor do mercado livre, um dos princípios do capitalismo.
Ele afinfou numa professora do Liceu, aliás casaram-se mesmo mais tarde. Eu também afinfei numa professora do Liceu, mais que uma até, mas só em pensamento.
A principal diferença é que aos 39 anos Macron vai para o Palácio do Eliseu (sim, eu não estou nada à espera de surpresas) e eu vou para um edifício do outro lado da rua da IBM daqui a 1 mês.
E depois tem todo o percurso anterior até ao dia de hoje...

Por alturas da primeira volta das eleições presidenciais francesas, eu descobri que o Macron tinha a mesma idade que eu. E durante um almoço disse aos meus colegas: se o Macron é eleito presidente de França aos 39 anos, eu vou admitir que falhei miseravelmente (traduzido da expressão em inglês) nos meus objectivos da vida.
Mas será que falhei? Para um gajo que acabou de dizer há umas horitas à esposa que eu quando era mais novo imaginava-me um magnata e dono de meio mundo, sim falhei miseravelmente. Também sempre ambicionei ter um grande cargo político, tentar deixar a minha marca e contributo (e esperava ser tudo positivo) numa comunidade, fosse ela local, nacional ou mesmo internacional.
Estou agora prestes a chegar à dita meia-idade. E enquanto o Macron estudou em instituições de elite em França, malhou numa milf, foi assistente de um filósofo, trabalhou como banqueiro de investimento e foi ministro de um governo antes de criar o seu próprio partido ou movimento e tornar-se o candidato n° 1 para Presidente de um dos 7 países mais poderosos do mundo, eu comecei a trabalhar 8 anos antes dele, sempre fui um Engenheiro ou Especialista de Software, sempre trabalhei para empresas com uma sigla de 3 letras e cuja cor associada é o azul e a única participação na política foi pertencer a uma lista para a Junta de Freguesia como suplente. Mas posso admitir que também malhei numa milf só não era professora nem tampouco acho que deu aulas alguma vez.

No entanto acho que existe uma outra similaridade entre mim e o Macron. Tal como ele vai triunfar (novamente afirmo que não acredito numa surpresa) em 2017, eu também acho que este vai ser o ano do meu triunfo, a nível profissional pelo menos. As pequenas vitórias já se estão a notar, depois de quase 6 anos sem quase nenhum reconhecimento, o meu nome já aparece em apresentações e em newsletters. Como escrevi (em inglês) no Facebook há uns meses, eu antes era um peixe grande num oceano mas agora sou um peixe grande num lago ainda pequeno. E tenho repetido em voz baixa no trabalho por diversas vezes este ano as mesmas palavras que o Daniel Ricciardo disse quando conquistou a pole-position para o GP do Monaco no ano passado: It's my time! My fucking time!.

Ah, e tem uma coisa em que me dei bem melhor que o Macron. Sim, ele casou-se com a professora do liceu, mas ela já tinha 3 filhos e ele até já é avô (por afinidade) ainda antes dos 40. Eu casei-me com uma gaja mais boa e mais nova, tenho 2 filhos gerados e criados por mim e ainda falta bastante até ser avô.
Chupa Macron (mas ganha na mesma no Domingo, vai pró Eliseu e não faças besteiras)!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade