sábado, março 25, 2017

Neve na Primavera

Fotografia tirada a 22 de Março de 2017 por Rita Tavares
A minha terra fica na serra, fica na serra mais linda de Portugal. Que maravilha quando o sol brilha, na minha terra lá na Serra do Arestal.
Quando o sol brilha ou a neve cai. Como aconteceu entre quarta-feira e ontem, já na Primavera.

Neve na Primavera, isso é normal?
Foi o que me perguntaram os meus colegas quando lhes mostrei a foto da Rita. Sinceramente nós vamos-nos esquecendo com a idade mas quando era mais novo nevar em Sever era raro, mas aconteceu durante a minha infância. Nos tempos mais recentes tem sido mais normal, então na Serra da Freita, mais alta, já se espera neve todos os Invernos (penso eu).
Mas neve já depois de começar a Primavera? Não é normal de todo digo eu. Pergunto-me mesmo quantas vezes aconteceu, desde que há registos dos eventos meteorológicos, para cotas abaixo dos 800 metros...

Mas e o aquecimento global se está tanto frio?
Para as pessoas que duvidam, não acreditam ou simplesmente não entendem o conceito, estes eventos são uma prova que é impossível haver aquecimento global se está tanto frio na Primavera. E mais frio do que a maioria se lembra alguma vez ter estado. Mas isto resulta também do facto da maioria das pessoas não recordarem de quando são beneficiados (sol e calor no Outono e Inverno) mas lembrarem-se bem de quando são prejudicadas (chuva ou neve e frio na Primavera e Verão). É que se agora na maioria de Portugal está frio e até neva, ainda na semana passada estava calor. Em Sever do Vouga, a minha terra onde nevou perto, 1 semana antes a máxima chegou aos 25°C e oficialmente ainda no Inverno.
Aliás vendo o histórica de temperaturas (no AccuWeather), em Janeiro, considerado o pico do Inverno por muitos, as máximas chegaram aos 18°.
E saindo de Sever para que não falem em micro-clima, em Aveiro aconteceu o mesmo. E em Lisboa, onde a malta também se queixa do frio e da chuva, também há pouco mais de 1 semana a máxima chegou aos 27°.
E o melhor é que se a previsão actual se mantiver, 1 semana depois da neve e do frio vai estar novamente sol e temperaturas acima dos 20°!

E para mim isto é uma das consequências do aquecimento global
O que o aquecimento global causa são alterações climáticas. E de acordo com especialistas uma dessas alterações é passarem a haver extremos mais frequentes. Como o que agora assistimos, em que num período de 2 semanas, passa-se de céu limpo com sol e temperaturas bem acima dos 20°C para frio e neve e temperaturas abaixo de zero e novamente para sol e calor acima dos 20°C. E isto é coisa que eu não me lembro de acontecer antes, pelo menos com tanta frequência. Nem em Portugal nem em outros sítios.
Ainda me lembro de ter lido que o ano passado aqui na Holanda precisamente no mês de Março registou-se a temperatura mais elevada de sempre em Março (desde que há registos que é quase 100 anos já) mas 1 semana e meia antes tinha-se registado a mais baixa de sempre no mês!
A meteorologia está a tornar-se mais imprevisível e a saltar de um extremo ou outro. Aliás já muita gente reparou que estamos a perder as meia-estações parecendo apenas alternar entre tempo invernal e tempo estival.

Mas afinal é aquecimento global ou alterações climáticas? Toda a gente fala do aquecimento global...
São coisas diferentes. O aquecimento global não é um bicho papão que inventaram para nos assustar. O aquecimento global é um fenómeno que é medido e verificado. Trata-se simplesmente do aumento da temperatura média da superfície terrestre. E isto não é uma teoria que pode estar certa ou errada. Isto é medido e comprovado por dezenas de entidades diferentes. Entidades cuja credibilidade dificilmente pode ser posta em causa. O aquecimento global existe, a temperatura média da superfície terrestre tem aumentado sucessivamente e temos aliás assistido a meses sucessivos de novos recordes nos ganhos.
Negar este fenómeno é negar a ciência e negar a ciência é para mim é equivalente a achar que os aviões voam porque são pássaros gigantes som armaduras de metal; que fazer uma vídeo-chamada com alguém do outro lado do mundo no nosso telefone acontece apenas na nossa imaginação; que sistemas de navegação como o GPS são apenas fruto do bom instinto da própria pessoa; que a bomba atómica é um peido de um anjo que comeu na véspera comida indiana apurada ao jantar.
As alterações climáticas é simplesmente a consequência deste fenómeno e disso ainda não sabemos o que pode acontecer. Apenas sabemos, com um certo grau de certeza, que a maioria é nefasta.

É porque neva na Primavera que temos de deixar de andar de carro
Simplificando a coisa é mesmo isto. Como disse antes o aquecimento global é um facto comprovado e ao contrário do que alguns gostam de dizer existe amplo consenso na comunidade científica. O que pode dividir mais as pessoas é a causa do aquecimento global. A maioria acredita que é acção humana, mas outros não acreditam nisso.
Ignorando os cientistas e falando de pessoas comuns, conheço quem acha que são os vulcões, quem acha que é apenas um ciclo normal pois já aconteceu antes e quem acha até que são as plantas.
Mas 97% dos cientistas que estudam isto acreditam que é a acção humana a principal responsável, mas não acreditam apenas por isso mas porque se estuda para isso. E eu prefiro acreditar nestes gajos, os mesmos que ao longo dos séculos têm trazido progresso e conhecimento à nossa sociedade e não acreditar em políticos, homens de negócios ou outros como eu que escrevem qualquer coisa em blogs.

Sim, eu também estou a escrever isto num blog
Por isso não peço que acreditem no que escrevo só porque sim. Vejam por exemplo o que diz a Wikipédia (em inglês) mas como a Wikipédia também pode dizer mentiras, vejam os artigos que são referenciados, os estudos e pesquisem mais sobre isso.

Mas dizem que comunidade científica está dividida!
Não, não está! Políticos podem estar divididos, pessoas inteligentes mas não especialistas da área podem estar divididas, eu e tu podemos estar divididos. Mas a comunidade científica não está. Mesmo que existam teorias ou opiniões diferentes sobre certos aspectos do aquecimento global e das alterações climáticas. Mas é assim que a ciência funciona. Quando alguém inventa uma nova teoria, como o Einstein e a teoria da relatividade, metade dos cientistas começam a tentar provar que está certo e outra metade que está errado. E o curioso é que ao fim de muitos anos descobre-se que está certo para umas coisas e errado para outras. A ciência é assim, uma coisa fantástica que está sempre a reinventar-se.

E só para acabar em beleza
Nestes dias a malta queixa-se do frio e mau tempo porque supostamente já é Primavera. Daqui a uns dias na vez das queixas vai-se ver fotos na praia ou nas esplanadas da mesma malta a aproveitar o solinho. E passados uns tempos lá vão estar novamente a queixar-se do São Pedro...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade