domingo, janeiro 22, 2017

I Seek You


Noutro dia lembrei-me dos tempos anteriores às redes sociais, anteriores ao Skype e aos fóruns de discussão e até mesmo anteriores ao MSN Messenger. Lembrei-me do início dos programas de conversação pela net, o chamado de Instant Messaging (IM) e como era simples e excitante encontrar alguém do outro lado do mundo e começar a falar. Lembrei-me do ICQ, o primeiro programa de de IM e uma das primeiras "febres" de globalização na Internet junto com o Napster.
A primeira versão apareceu em 1996 e eu passado pouco tempo já usava. É dificil saber ao certo quando foi pois a única certeza que tenho é de usar a versão 99, de 1999, mas tanto o MSN Messenger como o AIM (da AOL) apareceram nesse ano, e eu já usava o ICQ antes, mas a única garantia mesmo é que no milénio e século passados eu já andava a trocar mensagens e não só com malta desse mundo fora.

Primeiro criei um nick ao estilo de lutador de Wrestling (eu via bastante Wrestling na altura) baseado nas letras do meu nome mas como era algo violento e mais uma coisa de gajos, decidi-me armar em esperto e usei como nick "shaken not stirred" pensando que a referência ao 007 atraísse mais o gaijedo.
Porque era esse o principal objectivo de andar a conversar na Internet, tal como anteriormente se fazia nos canais IRC (com o famoso mIRC), conhecer gajas (e secundariamente gozar com os gajos).

Conheci a Dawn de Chicago que me chegava a telefonar para o meu telemóvel e falávamos horas. Não sei se ainda pelo ICQ mas ela começou a mandar-me fotos e depois vídeos dela a fazer sexo, primeiro com o namorado português e depois com brasileiros.
Conheci uma mulher brasileira que se decidiu a fazer panelinha com uma sobrinha dela. Mandou-me uns CDs dos cunhados que eram um dupla de música sertaneja e convenceu-me a comprar flores para mandar para a sobrinha, o que fiz usando um site qualquer lá no estado onde moravam que entregava. Obviamente também falava de vez em quando com a sobrinha e estou convencido que lhe cheguei a telefonar da empresa.
É que nestas alturas ficava até tarde no ICQ pois não havia Internet em casa. Chegava até a ir jantar e voltar até à 1 ou 2 da manhã.

Conheci uma filha de emigrantes no Canadá, julgo que Toronto. Ela gostava de me contar as aventuras sexuais com o namorado mas nunca chegou a partilhar fotos nem vídeos. Mas a família era de Águeda e uma altura ela veio de férias e combinamos encontrar-mo-nos em Aveiro. Foi uma noite interessante apesar de aparentemente eu ter interpretado mal as intenções dela...
Lembro-me que falava regularmente com mais mulheres mas não me consigo lembrar agora de pormenores, passados mais de 17 anos. É que ao fim de alguns anos já muita gente usava o MSN Messenger, mesmo que o ICQ fosse muito melhor como IM.

Como disse o ICQ foi o primeiro programa de Instant Messaging, aliás até teve a patente nos EUA. Permitia procurar pessoas ao calha e na altura a malta estava na fase da experimentação. Muitas vezes eu começava a falar com uma rapariga, pelo menos em teoria pelo perfil do utilizador, e a coisa ia directo para o sexting. Que belos tempos...
Por isso é que muita gente recorda agora com saudade o ICQ, como neste artigo do BuzzFeed.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade