quarta-feira, janeiro 18, 2017

Foi a primeira vez


Na segunda-feira ao sair do trabalho às 18:30 foi a primeira vez que senti mesmo frio nesta época Outono-Inverno. E curiosamente foi a primeira vez que vesti 3 camadas completas de roupa. Quando cheguei ao carro tinha uma camada de gelo a cobrir e tive de de usar, pela primeira vez, o utensílio que o meu banco me ofereceu para raspar o gelo do para-brisas. Era uma camada muito fina mas era preciso tirar porque não via quase nada e não ia estar uns minutos à espera que o aquecimento derretesse o gelo.
Estavam -3° mas sentia-se o frio; não sei qual era a sensação térmica.
À noite escrevi este título mas depois fiquei-me por aí pois faltavam-me as imagens que queria colocar logo não ia publicar a dissertação logo. E depois aconteceram mais coisas engraçadas.

A Amélia estava bastante tapada, resultado duma constipação qualquer, e não nos deixava dormir. Estive um bocado com ela na sala, pois tinha resultado bem na noite anterior, mas desta vez não tive o mesmo sucesso. Voltou para o quarto e para perto da mãe e eu fiquei aqui sem sono. Às 4:20 o disjuntor disparou e ouvi o beep que muitos aparelhos fazem quando ficam sem electricidade. E pela primeira vez em 5 anos e meio vi escuridão lá fora, Foi uma falha de energia na rede que afectou praticamente a cidade toda e durou mais de 3 horas.
E no meu caso, e de outros que usam o mesmo serviço, fiquei também sem aquecimento e de manhã, pela primeira vez em muitos anos pois não me lembro da última vez, tive de tomar um duche de água fria.
Ao menos teve a vantagem de me deixar rijo e desperto e sentir calor ao sair do duche.

O corte de energia que durou até pouco depois das 7:30 da manhã deixou os transportes públicos num alvoroço pois comboios, metro e trams não circulavam. E mesmo depois da energia reposta não podiam circular por causa da sinalização.
Às 9:30 os trams já circulavam e foi a primeira vez que vi uma cena à la japonesa, com pessoas a apertarem-se e ficarem com membros de fora quando as portas se fecharam. Isto porque tendo só começado a circular nessa altura e já ser tarde para muitas pessoas, estavam todos à espera e como acontece nos outros países, as pessoas insistem em entrar no primeiro transporte que aparece, mesmo que já venha cheio.

Tinha havido um aviso da IBM (eu ainda trabalho no edifício da IBM) para ficarmos em casa pois a falha de energia também afectou o mesmo mas eu nem tinha ligado o computador de manhã para ver os mails.
Fiquei admirado com o número de pessoas que lá estavam, tendo em conta os problemas dos transportes e o aviso. Por exemplo quando há aviso de neve e os comboios reduzem para serviços mínimos o escritório fica deserto e eu estava à espera disso novamente.
Nesse final do dia quando saí o termómetro marcava ainda menos, -5°, e foi preciso raspar a fina camada de gelo do para-brisas. Mas apesar de tudo não senti tanto frio como no dia anterior, isto apesar de só ter uma camisa por baixo do casaco. É aquele fenómeno curioso de nem sempre quando está mais frio nós termos mais frio e eu gosto deste tipo de frio que até é agradável durante uns minutos.

Mas as "primeiras vezes" ainda não tinham acabado. É curioso ou irónico, que um dia que começou com uma falha grande de energia acabou com um choque eléctrico.
Por alguma razão decidi ontem à noite ver o tipo de lâmpada que está no exaustor, ou melhor na torre do exaustor porque não temos exaustor propriamente dito, pois uma delas fundiu há já muitos meses.
Então tentei tirar a lâmpada mas ela não saí totalmente. Eu vi um fio metálico ao lado, e até sabia que era o fio condutor pois temos uma lanterna que tem o mesmo sistema, mas mesmo assim continuei a mexer até que toquei nesse fio e lá apanhei um choque de 220V. Um choque que atravessou o corpo pois eu estava com a outra mão em cima do balcão. Ainda bem que temos corrente alterna (AC) e por isso é que eu pude largar logo (na parte em que está a 0V) porque um choque de 220V e uns amperes de respeito (cada fase tem 25A mas eu não sei de quanto é o disjuntor para a secção daquelas lâmpadas) a atravessar o corpo todo pode causar danos.
A verdade é que fiquei mesmo eléctrico, os músculos do braço por onde a corrente entrou um pouco flectidos e a sentir-me em constante alvoroço.
Continuei assim o dia todo mas ao menos dormi normal, ou assim pareceu, durante a noite por isso vou deixar andar mas se calhar ainda vou ter de ligar ao médico e falar disto se continuar agitado nos próximos dias.
Não foi a primeira vez que apanhei um choque de 220V mas foi a primeira vez em mais de 22 anos.

Com estas coisas nem falei de outras "primeiras vezes" dos últimos dias, como o ter usado um serviço de tele-pneus, ou seja comprei os pneus pela net e veio uma carrinha a casa para os montar. Foi rápido e gostei do serviço sobretudo o preço.
E também ter comprado fogo de artifício pela primeira vez e o ter lançado mas antes da meia-noite porque já estava a ficar bêbado. E também agi de acordo com uma das raras resoluções de ano novo que fiz: usar pela primeira vez para o trabalho a mochila de marca xpto que comprei há mais de ano e meio...

E pronto, era isto que queria contar e o texto já vai longo sem eu ter dito quase nada de interessante.
Vou continuar na minha procura dos euros perdidos, ou seja, os euros que teoricamente deveriam sobrar na conta mas foram gastos em algo....

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade