terça-feira, dezembro 27, 2016

A nossa Megane - Gasolina VS Diesel


Na semana passada publiquei a minha análise de custos dos primeiros 4 anos de "vida" da minha carrinha Megane, que entretanto já fui alterar depois de feita a revisão que correspondia precisamente ao fim desse ciclo.
Tendo chegado a um custo por ano, e a um valor de quilometragem por ano, dá para extrair um valor muito interessante: o custo por quilómetro. O custo por quilómetro é um custo unitário que permite um sem fim de comparações muito interessantes e que eu pretendo fazer, mas não nesta primeira comparação..
Esta primeira comparação tem a ver com a escolha que fiz há 4 anos atrás quando comprei a carrinha, e é uma escolha que antes se fazia mas pelo menos em 2012 já poucos a faziam (e eu acho que agora se voltou a fazer mais) em Portugal: Gasolina ou Diesel?

Ora bem, tendo feito todas as contas para a Megane a gasolina, para poder comparar basta-me fazer o mesmo cálculo para uma Megane GT-Line dCi 110 (a diesel), assumindo precisamente a mesma utilização que tive até agora (que foi a realidade destes 4 anos).

Logo na compra teria custado mais €3100, logo começava a perder. Mas como mencionei na anterior análise, o custo da aquisição é a diferença entre a compra e a venda, amortizado pelos 4 anos. Fazendo o mesmo exercício, o Eurotax da versão dCi é de €13900 mas eu dou novamente um desconto, mas menor pois no mercado os preços (para comprador) até estão mais elevados, portanto usarei o valor de €13100. Assim o custo de comprar o diesel seria de €3000 por ano.

Tendo começado pelo custo da aquisição, continuo agora pelos mesmos tipos de custos já contabilizados anteriormente. No que toca ao IUC teria tido um custo de €135.35 por ano. Uma simulação rápida feita na mesma companhia de seguro dá uma anuidade mais cara em 18.4%. Isso resultaria num custo de €396.40 por ano.
Teria também o imposto daqui, o MRB, nos últimos 3 anos, o que daria um custo de €1450 por ano.

No que toca à manutenção vou usar os mesmos gastos. Há uns anos pelo menos a manutenção dos carros a diesel era superior devido a intervalos mais curtos e custo mais elevado das intervenções e peças mas julgo que não é tanto o caso, tanto mais que os intervalos preconizados pelas marcas são os mesmos e o meu carro também gasta óleo. Por isso tería um custo igual de €267.05 por ano em revisões, €57.50 por ano em pneus e €117.50 por ano em outros custos de manutenção.

E finalmente chegamos ao custo onde se assume fazer poupanças, o custo com o combustível pois não só o carro consome menos como o diesel é mais barato. Este custo tem de ser estimado, calculado com base no custo com gasolina, no qual foi usado os custos reais para o ano de 2016 (e 10950 km) ajustados para a média anual de quilometragem, 15100 km.
Vou só explicar o método usado. Sabendo que a média de consumo em 2016 foi de 6,8l aos 100, considerei que tendo uma Megane a diesel, consumiria na ordem dos 5,3l aos 100, tendo baseado este valor nos consumos que faço com o carro do meu pai que é um equivalente a diesel. Portanto eu usaria 800.3 litros de diesel num ano (para fazer os 15100 km).
O preço médio do diesel em 2016 teria sido €1.13 e isso resultaria num custo por ano em Combustível de €904.35.

Como não considerei mais nenhum custo, se tivesse comprado um carro a diesel há 4 anos, o custo anual de utilização teria sido:
€135.35 + €396.40 + €1450 + €267.05 + €57.50 + €117.50 + €904.35 = €3328.15

Adicionando o custo da compra, uma Megane a diesel até agora, teria-me custado por ano (ou por cada 15100 km):
€3328.15 + €3000 = €6328.15

Ora bem, talvez não se lembrem dos valores da análise mas é uma diferença de €444.55 a mais por ano. Uma poupança significativa em combustível (~39%) e uma menor desvalorização, não serve para compensar o aumento de seguro e impostos, sobretudo o imposto daqui, nem o maior investimento para comprar.
Se eu estivesse em Portugal não teria de pagar o MRB logo o diesel já se torna mais tentador e mesmo com preços de combustíveis diferentes do que se pratica aqui, estou certo que para os 15100 km por ano já teria poupado, mas talvez não tanto quanto se julga.
Mas eu comprei o carro com o objectivo de o trazer para aqui e usar aqui, sabendo que iria pagar muito mais imposto por ano e por isso ao fim de 4 anos confirmo que a minha decisão foi a acertada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade