quarta-feira, novembro 02, 2016

Há um ano atrás eu vi a luz


Aquela cena do Facebook, que eles designam como a aplicação Neste dia, fez-me lembrar que a 2 de Novembro de 2015, ou seja há um ano atrás, eu estava em Varadero e tinha acordado antes das 4 da manhã e sem ponta de sono decidi ir passear à beira-mar que era ainda no recinto do hotel pois o mesmo era junto ao mar.
E quase de certeza que foi nessa madrugada que eu vi a tal luz que já mencionei nas minhas 2 anteriores crónicas sobre Cuba.

Para quem não sabe, Varadero é uma península estreita, que quase parece um paredão grande, que fica entre a Baía de Cardenas (a Sudeste) e o Estreito da Florida (a Norte e Noroeste).
O nosso hotel ficava no Estreito da Florida, por isso em frente tínhamos a ilha de Key West que pertence à Florida, logo território dos EUA mas a cerca de 165 km.
Estando na falésia mesmo por cima da água e a olhar para a direita no sentido Norte-Nordeste eu vi uma luz que aparecia e desaparecia variando de intensidade. Uma farol obviamente.
Sabendo por geral que não havia nenhuma grande ilha entre Cuba e a Florida (incluindo as Keys) e que os EUA eram naquela direcção, fiquei a pensar se seria possível estar a ver a luz de um farol norte-americano e fiquei convencido que era bem capaz.

Mas a distância não bate certo. A distância mais curta entre a falésia onde eu estava e território norte-americano, Key West, era 165 km como escrevi antes, isto na direcção Norte-Noroeste, mesmo em frente. A luz vinha da direita por isso a ser nas Keys seria ainda mais longe.
Ainda hoje eu não consigo ter a certeza onde seria o farol.
Se fosse um farol cubano, fosse na ponta de Varadero ou na parte que fecha o Norte da Baía de Cardenas seria demasiado perto (a menos de 20 km) e a luz muito mais forte. Por comparação em Sever do Vouga indo para o alto do Arestal vê-se muito facilmente todas as luzes de Aveiro e o Farol da Barra muito nitidamente e a distância em linha recta são cerca de 37,5 km.
Uma luz de um farol, que está sempre uns bons metros acima do nível do mar, é visível a muitos quilómetros de distância para quem está também acima do nível do mar só havendo mar entre eles.
Supostamente uma luz emitida ao nível do mar é visível a cerca de 21 kms por alguém que também esteja ao nível do mar. Mas com um farol que está sempre uns metros acima e o observador estando também acima (eu estava mais ou menos 3 metros acima do nível do mar) faz aumentar essa distância (mas não consigo encontrar uma fórmula consensual).

Estando a Florida (ou qualquer uma das Keys) muito longe, resta uma qualquer ilha ou até mesmo um farol num banco de areia que seja em território das Baamas (Bahamas).
E realmente existem 2 faróis nas Baamas que estão a cerca de 50 km de Cuba. Só que um fica demasiado a Oeste (eu nunca o veria) e o outro, o Farol de Cay Sal, é muito antigo e está desactivado. Mas a localização e distância são compatíveis...
Se calhar vi uma luz fantasma. Ou então em noite cerrada e sem qualquer obstáculo visual, uma luz de um farol chega muito longe!
Só sei que eu não estava bêbado que os bares ainda estavam todos fechados e já tinham passado mais de 8 horas desde a última bebida.

Já agora para dissipar qualquer dúvida, a foto de cima que eu tirei nessa noite mas já quase às 6 da manhã apenas mostra a praia e as luzes na ponta de Varadero. Não pretende ser uma foto duma possível localização do farol nem sequer tirada na direcção exacta de onde vinha a luz.
Ah, e não me perguntem o que é aquele desenho tipo cogumelo do Mario Bros que aparece no centro da foto. Foi o Blogger que acrescentou e o desenho não existe na foto que tenho no disco, original e a editada para ser publicada aqui)...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade