quarta-feira, agosto 24, 2016

Eu não oiço, tu não ouves, nós não ouvimos


É sabido que os homens não ouvem as mulheres, certo? Até existe um livro cujo título é "Porque é que os homens não conseguem ouvir e as mulheres não conseguem ler mapas".
Mas não é só os homens que não ouvem, as mulheres também não ouvem muitas vezes. Aliás para mim é claro que o ser humano muitas vezes está a ouvir mas não está a escutar. Ou porque não sabe mesmo ouvir, ou porque está distraído com outra coisa qualquer, ou porque está a pensar no que vai dizer a seguir.

Mas passando ao mundo das relações como namoros e casamentos, onde o homem é quase sempre a vítima.
Eu hoje tive mais uma prova que muitas vezes a Carolina não está minimamente a ouvir o que eu estou a dizer e pior nem parece saber que eu estou a falar.
Estávamos a jantar e eu estava a falar de um episódio qualquer que se passou e ela a meio fez um comentário sobre outra coisa qualquer e eu simplesmente parei de falar. Ela nem reagiu nem perguntou mais, nem sequer parece que se apercebeu que eu me calei o que no mínimo era uma diferença no ruído de fundo.
E já foi a terceira vez que isso aconteceu, eu parar de falar a meio e ela nem reagir.

Eu sei que muitas vezes ela está a falar e eu estou perdido nos meus pensamentos ou concentrado numa tarefa qualquer (que pode ser só imaginária) e eu não escuto o que ela disse. Mas 43% das vezes eu acabo por pedir para ela repetir, 43% das vezes ela insiste até que eu pare o processo anterior e tome atenção e os restantes 14% passam mesmo despercebidos.
Em termos de número de ocorrências eu devo não a ouvir mais vezes, mas no tipo de ocorrências acho que ela cai mais nas vezes no ignorar por completo.

Se calhar é de propósito tal como eu às vezes também o faço propositadamente.

Já agora que falei no tema do ignorar o parceiro ou a mulher, no outro dia ao almoço 2 colegas meus saíram da mesa porque tinham de ligar às mulheres que lhes tinham enviado uma mensagem.
Acho muito bem que uma pessoa pare o que está a fazer para responder à mulher, até porque muitos de nós já fazemos isso para responder a um qualquer contacto da net quando manda mensagem ou faz um comentário no Facebook, mas eu comentei que não percebia porque tinha de ser já.
Disseram-me eles que se não respondessem logo haveria chatices e que eu estava a falar assim mas também certamente fazia o mesmo.
Mas a Carolina pode atestar que eu não faço o mesmo. Ás vezes não atendo chamadas dela e quando as vejo mais tarde não ligo logo de imediato. Até mensagens pela net, pelo Skype, pelo Google ou pelo Facebook, eu não respondo na hora.
E volto a dizer que acho surpreendente que malta ainda mais velha que eu sinta essa pressão de responder logo porque senão vai haver chatices. E o pior é que nalguns casos há mesmo!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade