domingo, agosto 28, 2016

Estorinhas da semana


Nesta semana que acabou hoje (Sábado ou Domingo vai dar ao mesmo) tivemos o regresso do Verão. Pelo menos 5 dias de temperaturas elevadas, 2 acima dos 30°, e maioritariamente sol. Resta saber como vai ser amanhã (Domingo). E como é habitual aqui voltamos a ter malta a partilhar na net, no Facebook sobretudo, imagens com o texto, ou só o texto apenas, a dizer (em Inglês) "Gosto do Verão na Holanda, é esta semana". Isto mesmo apesar disto já ter sido partilhado pelo menos mais 2 vezes este Verão e eu diria mesmo que até uma vez ainda na Primavera.

Já que comecei com o tempo tenho um colega holandês que afirma sempre que o tempo é impossível de prever. Da minha experiência aqui na Holanda ele parece ter razão pois numa noite vamos ver a previsão para o próximo dia e seguintes, e na manhã seguinte está tudo diferente. Mas eu não tinha essa ideia em Portugal. É verdade que não acertam sempre até porque existem sempre hipóteses e eles acabam por escolher uma, mas costumava ser mais fiável e constante que aqui. Aqui também acertam como foi nesta semana em que o tempo realmente esteve bom de terça até sexta. Já hoje não posso dizer que acertaram lá muito bem. Ainda ontem falávamos que previam chuva e trovoada para hoje depois das quatro, de manhã fui ver e já era chuva e trovoada várias vezes durante o dia mas estava até sol. Noutro site não previam chuva nenhuma e esse site é que acertou.

Como esteve calor e sol forte acabei por pôr no para-brisas aquelas palas para o sol, tão comuns em Portugal. Mas sabem que aqui é coisa rara de se ver? Nunca vi nenhum carro no parque da IBM com uma pala posta e o único outro carro que me lembro de ver com uma foi o do meu colega romeno, que mora perto de mim. É uma relação diferente com o sol que estes gajos têm. Como é um bem raro, apesar de eu não achar que aqui é tão mau assim, eles não o querem bloquear. Nós em Portugal fechamos cortinas ou estores, eles aqui abrem tudo. Nós procuramos uma sombra, eles estendem-se ao sol nem que seja num banco de jardim. Nós metemos a pala no pára-brisas para não queimarmos a pele quando sentamos no banco e pomos a mão no guiador, eles querem ter uma sauna no carro.

Esta semana de Verão acabou de ser de estreia para nós. Instalamos tapetes de relva falsa na nossa varanda e assim ficamos com um pequeno jardim. Jantamos 2 vezes lá fora e só não foi uma terceira porque acabamos por ir fazer um pique-nique para o Vondelpark com outros casais. Acabamos por seguir "as dicas" dos holandeses que vêm sempre cá para fora quando está sol. O português também sai mas é diferente, não sei bem explicar exactamente como e porquê, mas se calhar tem a ver com aquilo que escrevi no parágrafo anterior.

Ás quartas feiras na cantina da IBM eles têm um prato chamado Uitsmijter (pronuncia-se au-tse-mai-tér). É muito popular e é neste dia que tenho de esperar na fila da comida quente porque muita gente quer. É pão e tem ovos estrelados, claro que a malta alinha em força. O meu colega alemão diz que é popular porque é muito difícil eles fazerem asneiras a preparar o mesmo. A única coisa que a cozinheira tem de fazer é estrelar 2 ovos mas eu acho que mesmo assim ainda há muito espaço para estragar a coisa.
Eu nos últimos tempos tenho alinhado pela uitsmijter também, Leva pão o que não é lá muito bom mas a alternativa é quase sempre uma massa qualquer muito gordurosa e pouco apetitosa e massa é trigo também.

Falando em comida, o mesmo colega alemão diz-me noutro dia à tarde (mas antes das 15:30) se eu queria um gelado. E eu lá lhe fui fazer companhia e comi um Magnum amêndoa. Ele não queria ficar lá por baixo então voltamos para o 9° andar e o mesmo colega holandês que mencionei em cima diz-me "Se eu comesse um gelado desses agora não era capaz de jantar". Não tive coragem para lhe dizer que às vezes comia um gelado destes como sobremesa do meu jantar!

Na quinta-feira a ir para casa vi uma coisa que me pareceu estúpida. 2 gajos numa scooter a levar 2 rotweillers pela trela. Não é assim tão diferente do pessoal ir passear, ou correr, com os cães de bicicleta mas no caso em questão os 2 cães pareciam estar mais interessados em ir para o lado e cheirar as plantas e do pouco que vi o gajo a conduzir a scooter parece em grande dificuldade para se equilibrar e manter o andamento. Se calhar foi por isso que achei estúpido.
E pensava que essa seria a visão caricata do dia até mais tarde passar por um gajo que ia de skate mas levava uma bicicleta ao lado, pela mão. Fiquei na dúvida como classificar em termos de estrada: seria um peão, um ciclista ou um skater?

E certamente mais coisas haveria a dizer sobre esta semana mas a hora vai tarde e eu não me lembro de nada mais que possa descrever que não pareça ainda mais chato do que aquilo que já descrevi. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade