domingo, maio 22, 2016

Acabou a época ... dos clubes


Numa semana e 1 dia, ficou tudo decidido. A Liga (campeonato), a Taça da Liga e agora há pouco a Taça de Portugal. Como nenhuma equipa portuguesa chegou à final da Liga dos Campeões, os clubes portugueses não têm mais jogos a fazer. A partir de agora a atenção (futebolística) vira-se para a selecção, pois no próximo mês arranca a fase final do Euro 2016.

Antes de mais queria deixar um esclarecimento: oficialmente não sei como é ao certo mas eu considero a Supertaça um troféu referente à época passada pois é entre os vencedores dessa época e disputa-se antes do arranque da época oficial. Portanto para mim, apesar de ser disputada pelas equipas técnicas e planteis que disputaram esta época, a Supertaça de 2015 não entra na época 2015-16.

Tinha pensado há uns dias dissertar sobre esta conversa de quem foi a melhor equipa, mas para além de já ter escrito algo sobre isso há (mais de) uma semana, prolongar essa discussão agora é ainda parvoíce maior, por isso deixo-vos com uma argumentação do próprio Jorge Jesus de há uns meses atrás (quando as posições eram outras):
...

Mas vou ser mauzinho e fazer uma piada: afinal a melhor equipa é o Sporting ... de Braga pois foi a outra equipa a ganhar uma competição esta época para além do "fraquinho" Benfica e ainda por cima a única que causou problemas ao "melhor" Sporting durante a época (palavras do JJ)!

Faço mais um aparte: esta dualidade de critérios que se vê não é coisa única do Jesus ou até da malta da bola. Muita gente, eu diria mesmo a maioria das pessoas, é assim. Acreditam numa coisa quando se aplica a eles e precisamente o oposto quando se aplica aos outros.
Quantos é que criticam o vizinho que não passa recibos, declara menos rendimentos logo paga menos impostos e recebe mais apoios sociais mas quando lhe dizem numa oficina que com factura é 23% mais caro dizem que não querem e não passam um Acto Isolado quando fazem um biscate de umas centenas ou milhares de euros?
Quantos é que insultam a pessoa que deixou o carro a bloquear a saída do seu mas também param em segunda fila ao pé dos correios porque é só ir deixar uma carta?
Portanto é normal o treinador dizer que "melhor é quem vai em 1°" quando ele é que vai em primeiro, mas depois quando está em 2° dizer "nós somos os melhores", até porque é isso que se espera dele...

Como disse, daqui a menos de 3 semanas começa a fase final do Euro 2016 e a grande maioria dos portugueses vai esquecer, durante aquelas semanas, as rivalidades e picardias clubísticas. Mas antes do Euro 2016 temos muito mais desporto.
O Giro de Itália vai entrar na fase final, o torneio de Roland Garros arrancou hoje e para a semana teremos o histórico e mítico Grande Prémio do Monaco de Formula 1.
Uma palavra final para o Rali de Portugal que se disputou este fim-de-semana (mais a sexta-feira) e o qual venceu o Kris Meeke. Só fui acompanhando os resultados mas ainda tenho de ver os vídeos do resumo, sobretudo as sempre espectaculares imagens do salto de Fafe!

1 comentário:

  1. E aqui vão algumas imagens do Rali de Portugal, uma playlist que preciso de ver por ordem cronológica, tal como menciono no final do texto:
    https://www.youtube.com/watch?v=4bbui7Dhc-o&list=PLVyRAt2cxbxtHQZnQVJx26Qe2UyBtPV-V&index=1

    ResponderEliminar

Opina à tua vontade