segunda-feira, abril 18, 2016

Impixa-mos!

Não fosse por lá ter família e alguns amigos eu estava-me completamente a cagar para a política do Brasil, o estado da sua economia e a polémica do Impeachment (tenho de procurar vídeos de brasileiros a pronunciar este termo para me rir um bocado).
Vou seguindo as notícias pois sigo a actualidade de forma geral, e há muito tempo que chovem os escândalos que afectam este governo de Dilma. Alias já antes do novo mandato haviam muitas vozes contra mas o PT ganhou as eleições no meio de tanta contestação por isso tem todo o direito a lá estar.
Mas julgo que o impixamento é um procedimento contemplado na constituição do Brasil e perfeitamente legítimo, alias se não o fosse não votariam no Congresso.

Apesar das muitas diferenças entre os 2 casos, existem algumas semelhanças com a história recente da política portuguesa.
Em Portugal houve uma coligação de direita que ganhou as eleições e formou governo, mas foi censurado por uma maioria parlamentar e caiu sem novas eleições. Tudo certo e a esquerda e os esquerdistas de Portugal jubilaram com esta demonstração de democracia.
No Brasil um partido de esquerda coligado com muitos ganhou as eleições e formou governo mas depois da coligação ceder, a presidente foi impixada por uma maioria parlamentar e pode cair sem novas eleições. Tudo certo mas a esquerda (parte) e os esquerdistas (parte) de Portugal exaltam-se com esta demonstração de falta de democracia.
Para mim isto tem uma certa piada.

Claro está que existem várias diferenças e serão esses os argumentos para justificar a aparente dualidade de critérios.
O impixamento da Dilma não é uma queda do Governo brasileiro. É apenas a troca da presidente pelo vice, que é o líder do PMDB o segundo maior partido na coligação e que retirou o apoio a Dilma. Ou seja o PMDB e o seu líder só ganham com o impixamento.
Depois muitos dos deputados do terceiro maior partido, o PSDB de direita, estão a ser investigados por corrupção.
Portanto no Brasil são os corruptos a levar à queda do Governo, em Portugal não uma vez que os deputados do PS não são criminosos, apesar de alguns incluindo os líderes também terem suspeitas.
Outra coisa engraçada é que os deputados brasileiros também ainda só são suspeitos pois não foram condenados (assim fosse não estariam a exercer acho eu) mas para os arautos da democracia é igual a serem corruptos, enquanto que em Portugal alguns políticos chegaram a estar presos mas são todos, obviamente inocentes e vítimas de conspiração...

Mas é como agora vos digo, é uma coisa interessante do mesmo género que ver Wrestling americano. Dá para um gajo se divertir e passar o tempo mas no fundo não interessa para nada.
É dessa forma que eu agora sigo as novidades. Não é por o PS ser líder do Governo de Portugal ou por termos virado a página da austeridade e estar tudo bem, o que furou as minhas previsões. É mesmo porque estou-me a cagar agora para essas coisas. Tal como no Brasil só o ter família e amigos é que me deixa ainda preocupado com o que de pior ainda pode suceder.

Nos dias de hoje o que me preocupa é ter de aceitar que não caminho para novo e num dia fico de cama com uma lombalgia para logo a seguir andar 3 dias com problemas na tripa.
E com um filho de 2 anos e meio que precisa de muita interacção e uma nova a caminho daqui a algumas semanas fico preocupado de me faltar energia e saúde para dar-lhes o que merecem.
Quanto ao resto, que se f*da e olhem: impixem-mos!

2 comentários:

  1. investiga um pouco sobre a real solução: Jair Messias Bolsonaro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me apetece porque isto foi um comentário muito superficial, fazendo um paralelismo com uma situação que aconteceu antes em Portugal e se investigar mais depois deixa de ter piada e devia ter ficado claro, como escrevi, que para mim: é uma coisa interessante do mesmo género que ver Wrestling americano. Dá para um gajo se divertir e passar o tempo mas no fundo não interessa para nada.

      Eliminar

Opina à tua vontade