terça-feira, março 22, 2016

O BaKano diz: Pensa antes de buzinar


Todos os carros são equipados com buzina, ou apito. E tal como a maioria, para não dizer todos, dos equipamentos que vêm num carro é para ser usada. Mas deve ser usada de forma correcta, assim como os piscas são para ser usados mas correctamente pois não é só ligar já depois de ter virado ou dar pisca para a direita e virar à esquerda.

Não se deve buzinar a um carro de instrução (duma escola de condução) independentemente da manobra que estão a fazer apenas por demorarem muito tempo. Nem toda a gente é como os meus primos Vítor e Carlos que já tinham dezenas de milhar de quilómetros feitos a conduzir (e a maioria sozinhos) quando foram tirar a carta. Até eu que tinha experiência e tinha estudado tudo o que podia estudar sobre conduzir muito antes de ter tirado a carta tinha dificuldades quando estava a aprender.
Buzinar apenas vai fazer que o aluno fique mais nervoso e cometa erros. O que vai resultar em mais tempo perdido.
Por isso buzinar a um carro de instrução com 2 pessoas a bordo porque está a demorar a arrancar depois do semáforo ficar verde resulta em que o aluno deixe o carro ir abaixo 2 vezes e depois quando finalmente arranca fica vermelho outra vez.
E também não se deve buzinar mesmo quando estão simplesmente a andar para a frente. Vão ficar nervosos na mesma e podem travar de repente ou virar e fazer com que choquemos contra eles.

Não se deve buzinar imediatamente após o semáforo ficar verde e o carro da frente ainda não arrancou a toda a velocidade. Poucas pessoas são como o Max Verstappen que já andava a bater-se contra múltiplos campeões do mundo na Formula 1 e ainda nem sequer podia conduzir carros de estrada pois só tinha 17 anos. Nem toda a gente gosta de fingir que os semáforos assinalam o arranque duma corrida e até mesmo aqueles que gostam de o fazer algumas vezes, como eu, não fazem sempre.
A pessoa da frente pode fazer as coisas com mais calma ou pode simplesmente arrancar com pouco acelerador e ir nas calmas porque prefere gastar menos combustível do que queimar pneu e embraiagem em arranques em cidade que duram 5 segundos porque tem de se parar ou travar logo a seguir por causa de outro semáforo ou porque um autocarro vai sair da paragem.

Também não se deve buzinar a peões que estão a passar a estrada numa passadeira e não tenham sinal vermelho. A passadeira é precisamente o sítio certo para os peões passaram a estrada e acredito que todos os códigos da estrada de países desenvolvidos dão prioridade aos peões nas passadeiras. Qualquer condutor que apite nestas condições merece que o peão lhe cuspa em cima e ainda lhe dê um calduço na tola. Os gajos das scooters que buzinam aos peões das passadeiras para se arrumarem porque querem passar sem travar merecem levar um pontapé e baterem com os cornos no chão e ficarem sem dentes.
Acho mesmo que nem se deve buzinar sequer quando os peões insistem em passar quando têm sinal vermelho. A buzina para esses raramente faz alguma coisa. Mas acelerar e passar rasantes ou travar mesmo em cima pode resultar numas cuecas borradas e talvez lembrarem-se que um peão contra um carro não é uma luta muito igual.

Por outro lado acho que se deve buzinar quando vamos muito bem nas calmas e na nossa faixa e de repente à frente aparece um carro, um taxi ainda por cima, em contra-mão que nos obriga a travar de emergência para evitar um acidente. A buzinadela não evita o acidente mas o outro condutor merece uma enorme. Não só na altura, merece até que o sigamos com os máximos ligados e a buzinar constantemente até que ele pare e saia do carro para refilar e possamos então passar uma rasante ou mesmo interceptar com o retrovisor ou assim para lhe borrar as cuecas ou fazer umas contusões.
Temos que mentalizar bem que nesta situação é para buzinar (e insultar) e não apenas travar e ficar tão parvo com o sucedido que nem um "VAI PRÓ C***LHO, FDP!" soltamos.

Também digo que se deve buzinar quando vamos na estrada e passamos por uma rapariga jeitosa. Não só se deve buzinar como devemos abrandar, abrir o vidro e soltar um piropo tipo "Olá boneca, queres que te leve ao paraíso?" ou "Oh boa, que belas pernas, A que horas abrem?"...

2 comentários:

  1. Não esquecer que muitos ciclistas também buzinam nas passadeiras porque os peões estão a passar! :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, mas como a maioria (ou todas) das bicicletas só tem campainha deixei de fora ;)

      Eliminar

Opina à tua vontade