sábado, dezembro 19, 2015

Já estou habituado, mas...

Nos últimos anos fico sempre algo admirado, e custa-me mesmo a perceber, as queixas de muita gente do frio. Basta as temperaturas descerem dos 10°C que para muita gente que conheço é como se estivessem numa arca frigorífica. É também normal ouvir queixar quando as temperaturas descem dos 15°C!

Eu percebo uma coisa, quando saímos do Verão, que até tem durante até Outubro em vários países Europeus e de repente as temperaturas caem com diferenças de 10°, nota-se bem essa diferença e parece estar frio, comparativamente.
Um pouco igual ao que vemos em Abril e Maio, em Portugal e não só, que vêm os dias de sol seguido e a temperatura sobre acima dos 16°C e já anda tudo de mangas curtas e pernas ao léu como se fosse pleno Verão. Como aquece bastante e rapidamente fica calor, comparativamente.

Mas depois eu estou sempre a ouvir dizer que já não tenho frio porque me habituei. É verdade, no primeiro Inverno aqui sentia bastante frio. No segundo também (lembro-me bem porque mudamos de casa e à noite tinha de ir aumentar o aquecimento para 23° porque sentíamos frios). Mas a partir daí estou bem.
E não é só quando comparo com gente de outras latitudes mais meridionais. Muitas vezes no trabalho tenho gente daqui ou que mora aqui há muitos anos a queixar-se do frio e eu até estou bem. Já há muito tempo que apenas visto um casaco por cima da camisa, como em quase todo o ano e serve.
Eu sempre me dei com o frio e agora estou mais adaptado a temperaturas mais baixas.

Mas não é só isso. Eu estou mais habituado ou adaptado é verdade, mas os últimos anos não têm sido frios.
Em aterrei em Amesterdão a 28 de Novembro. Nessa semana a sensação térmica durante o dia chegou a ser de -17°C. O mês de Dezembro teve 97% do tempo temperaturas abaixo das médias para a altura do ano. Como detalhei aqui há precisamente 5 anos atrás, havia neve e muita, tendo eu visto agora num site que entre o 17 e o 23 foram 7 dias seguidos de temperaturas congelantes.

E agora este ano? Nesta semana a temperatura tem estado na casa dos 12°. Até de noite. E com algum sol durante o dia a sensação térmica será ainda superior. Um colega meu disse que à 1 da manhã o termómetro da casa dele dava 14°C!
Nesta semana por 3 dias eu estive cá fora a tomar café só de camisa. Sem casaco, sem camisola interior, só camisa e não senti ponta de frio. Tal como uma pessoa não costuma ter frio na Primavera ou Outono quando a temperatura ronda os 15°. Chegar aos 20° tem de ser considerado calor, pois muita gente faz praia com esse tipo de temperaturas.

Mas era apenas isto que queria dizer. Eu não sinto muito frio sobretudo porque não está frio, pelo menos aqui. Pode parecer isso e tivemos dias com temperaturas perto de 0° e vento gelado, mas estamos em Dezembro, é normal.
Eu lembro-me de passar muito frio nos Invernos em Portugal. Lembro-me de ir para o trabalho de Sever do Vouga para Aveiro e de manhã estar sempre abaixo de 0° durante muitos dias de Inverno.
Por essa razão é que fico sempre admirado quando as pessoas se queixam com temperaturas nas casas das dezenas.
Acho que é de certeza o mau hábito dos últimos anos, onde temos visto temperaturas até acima dos 20°C em final de Novembro ou mesmo Dezembro! As pessoas até podem gostar, mas eu isso é que acho anormal.

Mas é como vos disse. Depois de apanhar constantemente temperaturas negativas e perto de -10° durante as primeiras semanas, ter agora passados 5 anos temperaturas acima dos 10° é como se fosse Primavera...

2 comentários:

  1. No meu primeiro inverno andei em cima dos canais...nevou durante algumas semanas, chegou a estar -25... Aquecimento global existe!

    ResponderEliminar
  2. Tens a certeza dos -25°C? Se não estou enganado vieste para cá em Outubro 2012 e em 2012 a temperatura mais baixa foram -18°C mas em Fevereiro (antes de vires).
    E foi a primeira vez em 15 anos que os canais congelaram por completo: https://www.youtube.com/watch?v=0KZtgWoARsw
    Por alguma razão não me lembro desse Inverno (que terá sido mais agreste que o anterior, o meu primeiro)...

    Em Dezembro de 2012 a minima chegou aos -8°C e em Janeiro aos menos -10.
    Parece-me um pouco longe dos -25 mesmo para sensação térmica.

    (os valores que consultei são da estação meteorológica em Schiphol)

    ResponderEliminar

Opina à tua vontade