segunda-feira, outubro 12, 2015

Ainda em modo Verão


Há 5 anos atrás eu tornei-me num dos que mamam na teta do Estado, ao ter-me sido atribuído o subsídio de desemprego mas tal como previa não durou muito tempo. Também usei a mesma expressão quando noticiei esse evento...
Há 4 anos, já aqui na Holanda queixei-me aqui no blog que tinha chegado a altura do ano em que já se notava o frio e a escuridão começava a impor-se.
No ano passado estava em Cabo Verde a aproveitar o bom tempo.

É curioso como eu tinha a ideia de pegar numa pergunta de um colega meu e desenvolver a coisa no texto de hoje, e tenho em 2 últimas memórias em particular que coincidem com a temática em questão. A primeira memória foi só um bónus.

Na semana passada o meu colega Jürgen que é alemão mas passou os últimos anos na África do Sul, perguntou-me se eu ainda estava em modo Verão. Isto porque eu ainda ando sobretudo de manga curta, camisas, t-shirts ou pólos, enquanto ele já anda a morrer de frio. E não só ando de mangas curtas dentro de portas, várias vezes nas últimas semanas deixei o casaco no carro. Deve ser porque o ano passado estava por Cabo Verde e como tem estado sol eu recuso-me a aceitar que o Verão já acabou.
Por outro lado tem a ver com o facto de eu ser um gajo acalorado, que sempre suportou melhor o frio que o calor e os anos aqui num país mais frio tornou-me deste modo. Ontem cumpri com um objectivo que me tinha imposto, andar de mangas curtas com a temperatura do ar abaixo dos 10° sem sentir frio, quando saí de manhã para ir comprar legumes para o almoço. De acordo com o AccuWeather estavam 7° mas o sol dava um conforto extra.
Só que o vento já estava mesmo frio, ao contrário dos outros dias onde era bem tolerável. Ainda fomos à praia e andei um bocado de sem casaco, como atesta a foto, mas já estava a abusar e quando chegamos mais perto do mar tive de o vestir porque já estava a ser apenas parvo em insistir manter os braços ao léu.

E o curioso é que hoje nota-se mais o frio. Vi alguém a partilhar na net uma imagem de manhã cedo onde a temperatura era apenas 2° mas a sensação térmica era de -1°.
E curiosamente pouco antes dessa imagem ter sido partilhada eu estava a abrir as cortinas de casa e a notar que ainda estava escuro, e a ter um pensamento quase igual ao de há 4 anos atrás.

Eu estava em modo Verão, mas esse modo acabou ontem, pelo menos quando por estas latitudes. Ainda temos sol, que ainda aquece sobretudo quando nos atinge o braço passando pela janela de vidro, ainda estou de pólo de manga curta e ainda estive lá fora só com ele, depois de almoço, mas agora já se sente o frio a chegar.
Já nevou na Roménia e qualquer dia os termómetros atingem temperaturas negativas, mesmo que só durante a noite. Quando lá para o final do mês mudar-mos para o horário de Inverno e passar a sair do trabalho já notei cerrada, terei atingido o pleno do modo invernal.
Mas antes disso, uma viagem rumo a terras mais quentes, para prolongamento do modo Verão...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade