terça-feira, setembro 15, 2015

Ele vai num pé e voltará noutro


Eu não conheço pessoalmente o Manuel Montes (só a irmã), mas a Carolina conhece-o. O que vou agora escrever sobre ele é um misto de como ele se descreveu no site e um bocado da minha opinião sobre a aventura, daquilo que acompanhei até agora.

O Manuel Montes é um alentejano maluco, em parte talvez por ser irmão mais novo da Rute,  mas não é maluco por ser ter alistado nos Comandos, e apesar da grande aventura também não é maluco por estar a dar uma volta à Europa de bicicleta.
Ele é maluco porque o Manuel, ao contrário de outras pessoas que conheço que fizeram aventuras similares, não tem ficado o tempo todo em hostels, ou a fazer couchsurfing ou em casa de conhecidos. O Manuel anda a viajar e a dormir na rua, seja literalmente em baixo duma ponte, na praia, num banco de jardim ou ao lado duma Câmara Municipal. E se por ventura isto nem é mau de todo quando se passeia por instâncias turísticas no Verão, onde dormir na praia não é de estranhar, ele tem-lo feito em cidades grandes e complicadas como em Marselha, onde passou a noite com um sem-abrigo também viajante e testemunhou em primeira mão a dureza dessa vida e os próprios riscos para a segurança. Mas apesar de tudo foi em Nice, numa cidade bonita e mais rica que o Manuel foi assaltado e lhe levaram o telemóvel, ferramenta importante para o relato da viagem, e importante para os seguidores também, pois sem essa ferramenta haveria menos fotos e o diário seria mais incompleto.

Entretanto o Manuel já está na Croácia, ou mesmo já terá atravessado para a Bósnia ou chegado a Montenegro. Com ele só sabemos o que acontece depois, quando ele chega a um destino e consegue arranjar WiFi para actualizar a página do Facebook ou o site da viagem.
Outra prova da maluqueira do Manuel é que ele partiu para a viagem sem passaporte, mesmo planeando visitar países que estão fora da UE. E a juntar a isso o Cartão de Cidadão já tinha caducado, o que lhe valeu alguns problemas com as autoridades na Croácia.
Enfim, é preciso mesmo seguir o Manuel e a aventura seja no Facebook seja no site da viagem.

Mapa do trajecto da viagem do Manuel

Ele agora prepara-se para se meter na confusão, nos países que estão a haver-se com esta enorme migração de refugiados e as medidas tomadas nestes dias de fechar fronteiras podem prejudicar os planos do Manuel.

Eu disse que não o conhecia pessoalmente, mas vou conhecer, quando ele aqui chegar a Amesterdão e ficar em nossa casa para descansar um pouco o corpo e a alma e gozar alguns momentos, sejam horas ou poucos dias, sem preocupações de comer, dormir ou pelos seus pertences que ficarão bem guardados enquanto ele desejar permanecer por aqui e pelas redondezas.
O problema é que ele não gosta de chuva, mas vai certamente apanhar muita daqui para a frente.

Bem, termino por aqui, com o apelo para a malta seguir o Manuel, e quem sabe ajudar se gostarem da aventura e quiserem que ele a termine.
Eu já deveria ter partilhado aqui com os meus poucos seguidores este projecto, mas mais vale tarde que nunca.
Força Manuel, estamos contigo e aqui te esperamos.

3 comentários:

  1. Esperemos que ao meter-se na confusão não fique na confusão :P
    beijinhos menino e obrigada

    ResponderEliminar
  2. Vocês não percebem! Ele é o único refugiado Português! :) É o nosso representante! Acho que se trabalhar bem ainda consegue uma casa paga com tudo incluido. Só tens de escolher o país, se quiseres ficar em Portugal atenção que só há 4775 vagas! Força nisso!

    ResponderEliminar

Opina à tua vontade