terça-feira, setembro 08, 2015

As recordações num odor


O cheiro a combustível que se sente ao passar no estacionamento do aeroporto de Schiphol traz-me sempre recordações. O mesmo odor sentia-se sempre quando se chegava ao aeroporto de Orly e descia-se com o meu pai para o estacionamento subterrâneo. Mais forte lá, porque em Schiphol o estacionamento é coberto mas ao ar livre.
Mas esta manhã o cheiro levou-me de volta àquelas viagens de avião que se faziam entre Porto e Paris para ir visitar os meus pais. Não será alheio o facto de caminhar para o parque ainda com o breu da noite.

A maioria das vezes que íamos para França, sobretudo as recordações que tenho mais marcadas de quando era ainda mais criança e estávamos sempre em pulgas por ir ter com os pais, chegávamos ainda, ou já, de noite e por isso estava igualmente escuro quando o carro saía do estacionamento e dirigíamos-nos àquela que foi durante muitos anos a nossa segunda casa, para mim e para o meu irmão, e a primeira casa dos meus pais.
Pensava o mesmo enquanto já conduzia de regresso. A vontade de replicar aquelas recordações foi tão forte que fiz um desvio passando por vias com semáforos a piscar e o pouco trânsito matinal.

Admito que sinto alguma saudade daqueles tempos em que uma simples viagem Porto-Paris era um fenómeno que me dava tanta alegria. Sobretudo agora que esse momento nunca mais se repetirá. Não porque nunca mais farei uma viagem Porto-Paris de avião, isso não se sabe, mas porque nunca mais irei para visitar os meus pais. Eles já não moram lá, o meu pai já não me irá buscar ao aeroporto, não sentirei as borboletas na barriga por ir-mos para aquele apartamento velho no 3° andar e carregar a bagagem pelas escadas acima.
Mas sempre que sentir o mesmo cheiro a combustível, de carros e aviões, num estacionamento de aeroporto viajarei eu para esses momentos e perderei alguns minutos a pensar nas mesmas coisas e a ter a mesma vontade de escrever, tal como tive agora.

Tenho outras recordações de momentos muito especiais com o cheiro a combustível no ar, mas nesses existem também os odores de borracha queimada e ferodo.
Este cheiro mais específico, que se encontra de vez em quando, será sempre especial...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade