quarta-feira, agosto 05, 2015

Afinal vou votar

Ora bem, quando o Cavaco Silva anunciou há 2 semanas a data das Legislativas deixou relativamente pouco tempo para a malta que está por fora tratar de se recensear noutro sítio caso precisasse. Isto porque os cadernos eleitorais fecham 60 dias antes das eleições, ou sejam fecharam hoje.
Quem precisava de recensear noutro sítio é malta que actualmente mora noutro local e não vai poder estar na freguesia onde está recenseado a 4 de Outubro. O que é o nosso caso, pois ainda estávamos recenseados em Portugal e nas eleições anteriores eu marquei viagem a Portugal para coincidir com as eleições.
Mas neste caso nada feito, eu vou a Portugal em Outubro mas no final do mês, não ia marcar outra viagem só para ir votar, por mais que quisesse exercer o meu dever.

Na verdade ainda tinha 2 semanas assim que foi anunciado, mas não fui ver logo o que era necessário e até tenho de agradecer ao Facebook, pois num grupo de tugas de aqui fizeram perguntas sobre as eleições e foi quando eu reparei nos 60 dias. E já só faltavam 4 dias úteis.
Ora o grande problema é que eu nem sequer estava registado aqui no consulado, que fica em Haia e cujo horário é sempre durante o meu trabalho, o que obrigava a tirar meio-dia pelo menos para lá ir e eu nunca passei um dia de férias por aqui para tratar de assuntos, foi sempre para passear.
Bem, telefonei, ninguém atendeu. Enviei e-mail e ninguém respondeu.
Telefonei na sexta-feira e lá atenderam ao almoço. O senhor muito simpático disse que tinham o sistema em baixo por isso de nada valia me deslocar lá até estar a funcionar. Disse para mandar os dados por e-mail com digitalizações dos documentos, mas como eu ainda tinha morada em Portugal ele não sabia como iria ser.
Assim o fiz mas não recebi resposta alguma ao segundo e-mail.
Voltei a enviar novo, reiterando a minha disponibilidade para me deslocar de urgência para proceder a todos os trâmites necessários e dando o meu número de telefone de contacto. Novamente nada de resposta.
Tentei telefonar hoje e ninguém atendeu, depois esqueci-me que fechava às 16:00 e já não valia tentar novamente.

Agora vinha para aqui me queixar que não ia poder votar, mas fui antes ao site do Portal do Eleitor procurar uma imagem para adornar esta crónica e lembrei-me de consultar a informação do recenseamento. Como podem ver pela imagem, estou recenseado aqui. Estou eu e a Carolina.
Afinal funcionou tudo correctamente e nem tive de me deslocar lá.
Portanto lá vou eu votar para as Legislativas. Tendo em conta a grande taxa de abstenção no círculo europeu o meu voto e o da Carolina também poderão fazer maior diferença do que o habitual. No círculo europeu só poderei ajudar na eleição de 2 deputados, mas estes 2 até podem fazer a diferença. Ou não...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade