quinta-feira, maio 28, 2015

Red, Green, Go

Foi com admiração ontem que encontrei o portão, o da entrada porque temos 2 diferentes felizmente um ao lado do outro, a funcionar ontem quando cheguei a casa. Depois de avariar novamente logo após a intervenção dos técnicos e ter passado os últimos dias sempre aberto, estava fechado e quando carreguei no botão do comando abriu!
Mas o pequeno semáforo ficou com a luz vermelha ligada na mesma, apesar da verde ter acendido. É apenas o reflexo do estado habitual daqueles portões. Não sabem se vão (abrir) ou se ficam (fechados) e as 2 luzes ligadas, vermelha (parar) e verde (avançar) é só para transpor esse estado de dúvida para nós, os utilizadores.

Acho que nunca partilhei isto antes, mesmo em conversa pessoal, mas de costume quando conduzo imagino-me numa corrida, sobretudo em pista mas também por vezes em rali. Imagino-me a seguir o carro da frente procurando por abertas para o ultrapassar em travagem e quando eles mudam de direcção é como se fossem fazer uma paragem nas boxes ou abandonar com problemas mecânicos...
É assim que me divirto, num faz de conta na minha cabeça.
Tempos houve que a condução reflectia de certo modo este jogo mental, mas agora não, na larga maioria das vezes vou até bastante devagar (sem ir a pisar em ovos). Não sei se é consciente mas esta simulação infantil até me permite ir concentrado. Conduzir devagar e pacatamente leva muita gente à perda de concentração e aqui é preciso estar-se muito atento, sobretudo ao que aparece de repente dos lados (bicicletas e scooters). Desde cedo notei que quando conduzia depressa ia muito mais alerta estando até em maior controlo da viatura, condução e do ambiente em redor. Agora como só vou depressa na cabeça mantenho o mesmo nível de alerta e reacção. Tem de ser até porque raramente aqui dá para ir depressa e as estradas são tão sensaboronas que só imaginando podemos ver algo de divertido nelas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade