sábado, maio 30, 2015

Os buracos no queijo suiço

Acho muito curioso que ontem tenha sido anunciado a descoberta do porquê o queijo suíço ter buracos. A notícia está por todo o lado, está aqui o link da BBC para verem que é assunto sério, mas também podem ler em Português neste site de notícias.
Parece-me estranho que se tenha demorado um século a perceber isto, julgo que é uma coisa que a ciência poderia explicar quase que em 5 minutos, mas pronto, se fosse essa simplicidade não havia nenhuma pompa e circunstância na notícia.

Mas o curioso mesmo é que esta notícia surge quase ao mesmo tempo de outra lá pela Suíça mas relacionado com outro tipo de buracos e noutro tipo de bola.
O caso de corrupção da FIFA, o já chamado FIFA-gate. Este "buraco" aparece no dia 27 de Maio, com a detenção de vários membros da FIFA e no dia a seguir o segredo dos buracos do queijo é desvendado.
Coincidências do caraças.

Para além desta coincidência existem outras curiosidades e ironias relacionadas com este processo. O da FIFA, isto é.
A FIFA é uma entidade sediada na Suíça e presidida por um Suíço, já há muitos anos. Aquilo é tudo gente séria. Por isso mesmo é que o Sepp Blatter foi reconduzido na liderança e apontou como causa para o problema da corrupção o facto de ser muita gente e ele não conseguir controlar ou supervisionar tudo. Claramente o problema da FIFA é que Blatter não tem poder que chegue.
Por isso não se demitiu e manteve a sua candidatura a novo mandato. Mas razão tinha ele, pois foi reconduzido, isto apesar de não conseguir controlar tudo. Pelo menos conseguiu controlar as eleições.

Isto é mais um daqueles exemplos que mostram que o mundo está podre. Não vale a pena a malta falar da corrupção em Portugal e nos países mais pobres ou mal sucedidos. Estamos a falar aqui de uma entidade que representa quase todo o mundo e é um exemplo de corrupção. Poder-se-à, e será certamente isso que farão, argumentar que a corrupção vêm dos delegados oriundos desses países ditos corruptos, mas eu digo que isso é os que se deixam apanhar.
Os verdadeiros manda-chuvas, oriundos dos países desenvolvidos e honestos, esses não serão apanhados, apenas porque sabem esconder a coisa e na realidade têm poder e conexões para se safarem.
E está podre também porque os responsáveis máximos, que mesmo não estando envolvidos directamente, deveriam assumir as responsabilidades e erros mas agarram-se na mesma ao poder, defendendo que nada sabiam ou que não é nada com eles.
O Blatter fez figura de Ricardo Salgado ou Zeinal Bava. Não a 100% porque ainda só passaram 2 dias e ele não teve que passar por um inquérito.
E tal como na crise económica mundial que ainda estamos a passar, os manda-chuvas que causaram ou permitiram a situação são aqueles que dizem que vão salvar o mundo. O Blatter é o presidente da FIFA que durante o seu mandato chegou a este estado tal que até tem altos dirigentes presos e acusados, mas como ele não sabia de nada, não podia saber até porque não controla tudo, vai agora limpar a FIFA. Claro que vai...

E para terminar a ironia, tínhamos um Português, vindo de um país considerado corrupto e mal gerido, a querer limpar a FIFA da corrupção trazido por um Suíço. Quem diria!

Eu já achava uma piada do caraças a este vídeo da FIFA que aparece muito no EuroSport. Realmente não fala de combate à corrupção mas fala de manipulação dos jogos. Várias vezes disse, e a Carolina talvez se lembre disso, que me parecia um anúncio hipócrita. Acho que os factos que começam a transparecer mostram isso mesmo.
Já este outro anúncio é mais correcto, eles semeiam a suas "bolas" por vários sítios que depois crescem como tentáculos de um polvo, um polvo chamado corrupção.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade