sábado, maio 02, 2015

Dia do Trabalhador ou outro qualquer

Em Dezembro passado comentei sobre uma pessoa trabalhar em dias de feriado em Portugal. O meu caso é simples, eu trabalho sobretudo por estar no estrangeiro onde os feriados são diferentes. Mas por outro lado, como trabalho num centro de suporte que cobre Europa, Médio Oriente e África é necessário trabalhar até em dias de feriado aqui.
Mas no caso do dia de hoje apenas se trabalha porque não é feriado na Holanda o Dia do Trabalhador. Estivemos a ver esta tarde e são pouco mais de meia-dúzia os países da nossa área geográfica onde se trabalha neste dia. A juntar a isto é sexta-feira o que neste ano eliminou os países do Médio Oriente (não trabalham às sextas).

Outra particularidade do meu trabalho é que eu sendo um contractor que recebo à hora, só recebo as horas que trabalho por mês. Ao gozar um feriado é menos 8 horas que recebo, ao contrário de um trabalhador normal que recebe o mesmo por mês independentemente dos dias que trabalha.
Assim sendo eu não me importo de trabalhar nos feriados, apenas tiro aqueles que me convêm. Mas não é só para receber mais, é porque nestes dias de feriados em vários países são dias calmos. Contactos dos clientes, seja para novos casos de suporte ou respostas aos nossos mails, são muito reduzidos e portanto podemos aproveitar para tratar de outros assuntos ou "arrumar a casa".
E quem fiz feriados, como foi hoje o Dia do Trabalhador, diz períodos típicos de férias.
Este já é por acaso um hábito meu antigo, de não tirar as férias todas no período típico de Verão, mas aqui ainda noto mais. Trabalhar nos meses de Verão onde mais de metade dos nossos clientes estão de férias também permite umas semanas de trabalho mais relaxado.
E enquanto o miúdo não está na escola não estamos confinados ao calendário escolar.

E quantos menos dias de descanso gozar na altura em que os nossos colegas estão a fazê-lo permite ter dias suficientes para marcar férias ou escapadas noutras alturas em que está tudo a trabalhar e deprimido e assim gozar com os restantes.
Como sou um gajo do contra e gosto de fazer o contrário, eu sou uma excepção que confirma a regra da imagem ali do canto superior esquerdo. Antes concordaria com a imagem, mas agora gosto mesmo de trabalhar em feriados.

1 comentário:

  1. Esta Sexta foi mesmo uma maravilha,também tive um dia calminho na empresa e deu para "arrumar" a casa. Devia ser 1º de Maio todos os meses! :P

    ResponderEliminar

Opina à tua vontade