sexta-feira, fevereiro 06, 2015

Um adendo ao que escrevi ontem

Quando partilhei a dissertação de ontem nas redes sociais, escrevi que o que fui observando durante as 15 horas que se passaram entre a altura que publiquei no blog e aquele momento, tinha-me permitido chegar a um outro pensamento: nós todos, pessoas normais e eu incluído obviamente, falamos ou opinamos demais sobre coisas que não percebemos realmente.

E tendo passado mais algumas horas desde que escrevi isso, observando o desenvolver das redes sociais sobre o mesmo tema essencial (Grécia, renegociação, a medida do BCE, etc), confirmo esse mesmo pensamento. E mais confirmo o que escrevi ontem quando citei o filósofo Viriato Soromenho Marques. Isto porque vejo pessoas a demonstrar opiniões num sentido e partilhando notícias que, no meu entender, vão em sentido oposto! E tem mais, mas não vale a pena estar a dissecar isto. É só um adendo...

Se o filósofo tem razão quando disse que temos "excesso de ignorância" e "défice de conhecimento", então isso explica a muitas bacoradas que todos (eu incluído) damos constantemente a tentar opinar sobre estas coisas complicadas que vão acontecendo por todo o mundo.
Mas se discordarmos dele (e eu fiquei sem saber no que ele se baseava quando afirmou isto porque nenhuma notícia aprofundou esta afirmação, só usaram como título e introdução porque mandava pinta) então eu tenho de reflectir sobre aquela história do fulano que vai na auto-estrada e ouve a notícia na rádio que vai um condutor em contramão, ao que ele comenta: "Não é um, são muitos!". Se calhar eu estou nesse mesmo carro...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade