quarta-feira, fevereiro 18, 2015

Proteger-nos da nossa própria estupidez

Esta manhã ao deslocar-me do estacionamento para o edifício da IBM onde habitualmente trabalho, reparo, mais uma vez, num condutor que conduz o seu BMW com auscultadores brancos, sugerindo de um iPod, nos ouvidos. Não é a primeira vez que vejo disso por aqui na Holanda. E alias já em 2006 no Reino Unido reparei que alguns colegas de trabalho também entravam no estacionamento com auscultadores semelhantes nos ouvidos.
Ainda se poderia pensar que as pessoas fazem isso porque não tem rádios bons nos carros e precisam então de usar um leitor MP3 (seja em que variante for) para poder conduzir e usufruir das suas músicas favoritas. Esse argumento é valido não fosse a maioria das pessoas que vejo assim conduzirem carros de gama superior e recentes. Praticamente que é standard de há 5 anos para cá os sistemas de áudio dos carros terem um interface USB ou específico para um leitor MP3. E muitos carros de gama superior oferecem sistemas de áudio com imensas colunas e de fabricantes conceituados.
Por isso custa-me a entender a necessidade de se conduzir com os auscultadores nas trombas.

É que conduzir assim, anula ou reduz um dos sentidos que é também bastante importante na condução. Certo que é o mesmo que ir a conduzir com a música em altos berros, mas conduzir sem o sentido da audição parece-me contraproducente. Um condutor completamente alheio aos sons do próprio carro e dos outros que circulam na mesma estrada, aumenta os riscos para si e para os terceiros.
Eu digo mesmo que é estúpido.

E é por isso mesmo que existem muitas leis, tipo o Código da Estrada. Porque nós somos estúpidos e temos de ser protegidos da nossa própria estupidez.
Um gajo como o do exemplo da foto ali no canto, que pelos vistos foi uma situação real que aconteceu no Reino Unido, que acha que pode ir a usar um computador, o telemóvel e os 2 auscultadores nos ouvidos enquanto conduz, é estúpido e está a por-se em risco. Tem de ser protegido dele próprio, e sobretudo porque é um risco aos outros também.

Existe muitas regras difíceis de entender, e muitas vezes pensamos que servem apenas para dar dinheiro a alguém, mas ao pensarmos bem é mesmo como digo: proteger as pessoas burras que não tem consciência da gravidade dos seus actos e o risco a que se sujeitam.
Tal como as pessoas, com um conhecido meu, que andam sem cinto, e que pensam que é só uma regra estúpida para caçar multas. Ele tem sorte de nunca ter tido um choque frontal a uma velocidade mais normal. A maioria dos choques até a velocidades consideradas reduzidas podem causar danos graves e até mesmo matar quem não leva cinto de segurança. Até com airbag, que não pensem que o airbag salva alguma coisa (apenas ajuda a reduzir as lesões).
E pior ainda, a malta das motoretas e scooters que levam o capacete no braço ou só pousado no cima da cabeça. Uma queda até a 20 à hora e pode dar direito a lesão cerebral permanente. Agora é coisa que se vê menos, mas eu lembro-me de quando era mais novo e apareceu a lei da obrigatoriedade de usar capacete até nas motorizadas, muita gente levava-os ao braço apenas para cumprir a lei.
Como disse, as pessoas são estúpidas ao ponto de se sujeitar ao risco de morte e por isso a lei protege-os da sua própria estupidez, obrigando-os a tomar precauções sob risco de multa.
Infelizmente isso não impede pessoas como o meu conhecido de continuar a andar sem cinto quando dá as voltinhas na terrinha e se escandalizar com o desplante das autoridades de o quererem multar na sua própria casa...

Estas pessoas seriam candidatos ao novo prémio que criei hoje "Idiota da Semana" (mas em inglês que manda mais pinta e no Twitter) não fosse eu já o ter atribuído a um vizinho meu do 5° andar que vai buscar a correspondência à caixa do correio e depois deixa em cima do passeio as cartas que são referentes a publicidade.
Tenho de descobrir qual é mesmo a caixa do correio dele, para voltar a colocar a correspondência que ele deixar no passeio e para ser melhor, colocar a mesma referente a publicidade que estava na minha caixa do correio...

2 comentários:

  1. Acontece igual aos ciclistas e odeio, porque eles vão a ocupar a ciclovia toda e apitamos e eles não se desviam, é preciso quase atropelá-los para que saiam e depois ainda reclamam... :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. fiquei sem saber se te referias aos ciclistas ou aos gajos das scooters de matricula azul, mas tendo em conta o desviar presumo que fales dos ciclistas e tu vás nas tais scooters.
      Entusiasmei-me com os exemplos que tinha na cabeça e nem me lembrei das dezenas de casos sobre os ciclistas e malta das scooters aqui, que ignoram por completo as regras mesmo expondo-se a grande risco (pq um gajo meter-se à frente de um tram em movimento não deve resultar numa coisa boa)...

      Eliminar

Opina à tua vontade